22.6 C
Araçatuba
quarta-feira, maio 25, 2022

Saia da zona de conforto!

 

FERNANDA COLLI
Comumente buscamos fazer o mais conhecido, o mais cômodo, o mais fácil. A falta de vontade e disposição em interromper ciclos viciosos e improdutivos, a falta de coragem para começar algo novo ou desafiador, engajar em um projeto de vida que demande autodisciplina e comprometimento nos faz desenvolver mecanismos para realizar nossas tarefas o mais rápido e prático possível.
A partir daí, problemas a serem resolvidos já não nos compete, impasses no trabalho não chegam até nós, nossas participações em debates são no máximo como espectadores. A rotina é algo bem mais seguro: acordar, seguir à risca o horário do trabalho, chegar em casa e dormir. Realmente não tem como falhar seguindo a rotina; está criada a zona de conforto.
A zona de conforto nos proporciona uma falsa sensação de segurança. E nessa sensação, não há espaço para sonhos, projetos e nem perspectiva. É um lugar de sossego, porém a comodidade não permite que tenhamos a audácia de ao menos tentar. É uma zona protegida do medo, mas também de conquistas. É uma inércia que faz com que a gente não se interesse em participar nesse imenso milagre que é a vida.
Quando entramos na zona de conforto somos impedidos de aprender coisas novas e de progredir em nossas vidas profissionais e pessoais. É como se o aluno que concluiu o 1º ano não quisesse ir para o 2º, pois já aprendeu o que tinha que aprender. É preciso ter muito cuidado com esta zona, pois a tendência é que se torne tão familiar que a pessoa não consegue enxergar que simplesmente não sai do lugar.
É preciso ter cautela para não cairmos nesse local tão perigoso; não significa que devemos nos privar de qualquer coisa que nos conforte, pelo contrário, é buscarmos cada vez mais fontes de satisfação, pois a vida consiste em desafios e superações diárias, é isso que nos impulsiona e nos motiva para seguirmos.
Em suma, a vida começa justamente onde termina a zona de conforto. Mesmo sendo um local aparentemente seguro, é um local onde se torna impossível encontrar o sucesso, a felicidade e a satisfação.
Saia imediatamente de sua zona de conforto e viva!

Fernanda Colli pedagoga, psicopedagoga, Arte Educadora, presidente do Conselho Municipal de Cultura

Ultimas Noticias