16.1 C
Araçatuba
sexta-feira, maio 20, 2022

Sábado é dia de vacinação contra sarampo e gripe

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Neste sábado (30) será desenvolvido o “Dia D” para a imunização de crianças contra o sarampo e gripe. A ação visa vacinar o público infantil, de 6 meses a menores de 5 anos de idade, para a prevenção das doenças para essa faixa etária. Para tanto, os municípios estão montando estratégias bem definidas para atender o público alvo. No estado de São Paulo, os postos de vacinação estarão abertos das 8h às 17h.

“É fundamental a conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância da imunização da vacinação contra a gripe e o sarampo para as crianças. As vacinas são seguras e protegem contra formas graves da doença”, destaca a Diretora de Imunização de São Paulo, Núbia Araújo.

A meta é vacinar 95% do público contra o sarampo e atualizar a caderneta vacinal dos profissionais de saúde. Estes trabalhadores já têm a vacina disponível contra a gripe desde o começo do mês.

 

GRIPE

Neste sábado também começa uma nova etapa da campanha de vacinação contra a gripe voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. A imunização para os idosos acima de 60 anos e os profissionais de saúde ocorre desde o final de março e, até o momento, apenas 30,9% do público-alvo recebeu a vacina. A meta do Governo de SP e do Ministério da Saúde é de imunizar 95% da população.

Nesta ação especial do dia 30, crianças, idosos e profissionais de saúde poderão ser vacinados contra a gripe. A vacina contra Influenza é trivalente e 100% produzida pelo Instituto Butantan, e é composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.

As vacinas contra o sarampo e o vírus Influenza podem ser tomadas simultaneamente, exceto para as pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19.

 

ARAÇATUBA

Em Araçatuba haverá a vacinação contra a Influenza (gripe), Sarampo e Covid-19. Não é necessário efetuar agendamento.

A vacinação vai ocorrer nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Atlântico, TV, São José, Dona Amélia, Planalto, São Vicente, Morada dos Nobres, Umuarama II e Hospital Municipal. Além destes pontos fixos, haverá vacinação em domicílio por meio de equipe volante.

 

BIRIGUI

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui informou que todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município estarão abertas das 8h às 17h para imunizar o público-alvo da campanha. Todos os públicos devem apresentar documento de identificação com foto.

 

GUARARAPES

Em Guararapes nesta campanha serão aplicadas vacinas contra gripe, sarampo e covid-19. A vacinação será das 8h às 16h30, nas Unidades Básicas de Saúde Dr. Akira Motomatsu e Antônio Simões. Contra gripe poderão ser vacinadas crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos; sarampo -crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos e covid – crianças a partir de 5 anos e adultos – (1°,2°,3° e 4° dose). Haverá busca ativa, com carros percorrendo os bairros de maior incidência de faltosos da vacina covid-19.

 

ANDRADINA

A Secretaria da Saúde de Andradina informou que neste sábado a vacinação acontece das 8h às 14h nas UBS Mineira, Benfica e Marco Antônio (Norte – R.Amazonas, 456- Stella Maris). De acordo com o Ministério da Saúde, o público infantil, composto pelas crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.

 

TRÊS LAGOAS

Em Três Lagoas, no sábado (30) crianças, idosos acima de 60 anos de idade (apenas influenza) e profissionais de saúde, poderão participar do Dia “D” de vacinação contra a Influenza A e tríplice viral que imuniza para rubéola, sarampo e caxumba, das 8h às 16h em todas as Unidades de Saúde de rede pública municipal e na Central de Imunização que fica na Circular da Lagoa Maior no prédio da Biblioteca Municipal.

29

 

Ultimas Noticias