PRESENTE - Rua Marcílio Dias está recebendo investimentos em novos prédios MEIRE RUFINO

Rua Marcílio Dias se destaca como importante núcleo empresarial de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A colonização de Araçatuba, assim como de outras cidades da região, teve como ponto de partida os trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e estação ferroviária. Como diferencial, Araçatuba foi planejada a partir da da Praça Rui Barbosa, com as ruas saindo como se fossem raios. As principais – Joaquim Nabuco, Prudente de Moraes e XV e Novembro – faziam a interligação com o complexo ferroviário.

Durante muitos anos o desenvolvimento da cidade concentrou-se nessa região à esquerda dos trilhos (sentido interior), já à esquerda tinha o Córrego Machado de Melo, cuja área de várzea era extensa e dificultava investimentos e novos empreendimentos. Porém, a proximidade com os trilhos acabou atraindo investidores. Foi assim que surgiram as ruas Do Fico e Marcílio Dias, que foram eixos de desenvolvimento da região norte do município, dando acesso a muitas propriedades, Engenheiro Taveira e Aracanguá.

A Rua Marcílio Dias, cujo nome é uma homenagem ao marinheiro gaúcho que morreu na Guerra do Paraguai, começou a receber moradores estabelecimentos comerciais a partir da década de 1940. Posteriormente, com vários loteamentos que lançados, Paraíso, Novo Paraíso, Amizade, entre outros, ganhou projeção econômica. Hoje, na área de influência da Marcílio Dias tem supermercados, vários bancos, salões de beleza, lojas de confecções, imobiliária, móveis, postos de combustíveis. Trata-se de um núcleo comercial completo e que facilita a vida dos moradores de bairros próximos, que vão para o centro da cidade apenas para compras bem específicas.

Antigos comerciantes relatam os desafios da Marcílio Dias, como as dificuldades quando não tinha asfalto, o sistema de iluminação deficitária.

O maior crescimento da via foi a partir da década de 1960, quando novos bairros surgiram naquela região da cidade. Depois de período de estagnação econômica, nos últimos anos a Marcílio voltou a receber investimentos, principalmente com novas edificações. Neste processo de modernização, vários prédios antigos, que apresentavam problemas estruturais, foram demolidos, dando lugar a novos e modernos estabelecimentos.

 

PASSADO – A estrada onde hoje é o cruzamento da Marcílio Dias com a João Arruda Brasil

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Prefeitura instala placas com indicações de direção erradas para pontos turísticos de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!Diego Fernandes – ARAÇATUBA Com o objetivo de fazer indicações turísticas, a prefeitura …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *