PARTICIPAÇÃO - Evento reuniu mais de 250 pessoas presenciais e mais participantes online

Rotary realiza seminário distrital para discutir ações da fundação

ANTÔNIO CRISPIM – Araçatuba

No domingo (28), foi realizado em Araçatuba o Seminário Distrital da Fundação Rotária (braço social do Rotary Internacional). Este foi o primeiro grande evento presencial do Rotary após o início da pandemia. Por isso, foi denominado, também, de Seminário do Reencontro e da Transformação. Mais de 250 pessoas participaram presencialmente do evento – o Edifício do Rotary tem capacidade para mais de mil pessoas. Com isso, foi possível cumprir todos os protocolos de segurança. Houve também participação online. O evento teve a participação online do diretor do Rotary Internacional, Julio Santisteban (Peru), do curador da fundação rotária, Marcelo Haick; do presidente da ABTRF, associação que cuida da contribuição de pessoas jurídicas, Mauro Duarte; e do governador do Rotary Distrito 4470, Luiz de Albuquerque Ferreira.
Na abertura do evento, o governador Luiz Albuquerque Ferreira falou da alegria em retomar os eventos presenciais e agradeceu a presença de todos. O padre Orivaldo Pereira Filho, pároco da Igreja Bom Jesus da Lapa, de Araçatuba, gravou uma mensagem ao governador do distrito 4470 e a todos os rotarianos, destacando que fazer o bem foi a primeira mensagem de Jesus. O padre Orivaldo concluiu com uma oração. Na sequência foram proferidas palestras sobre as ações da Fundação Rotária e a importância do empenho de cada
A Fundação Rotária é um braço do Rotary Internacional que auxilia os rotarianos de todo o mundo a promoverem os objetivos da instituição: boa vontade, paz e compreensão mundial, aprimorando a saúde, fornecendo educação de qualidade, melhorando o meio ambiente e combatendo a pobreza. A instituição depende da contribuição de rotarianos e outras pessoas que acreditam nos seus ideais. Assim, projetos de grande impacto podem ser realizados ao redor do globo por meio dos subsídios da fundação. Na área do Distrito 4470 são desenvolvidos vários projetos.


O governador 2006-07 do Distrito 4420, Marcelo Demetrius Haik, hoje integra a Curadoria da Fundação Rotary, composta por 15 membros e foi um dos palestrantes. Os curadores têm a responsabilidade de garantir a rentabilidade dos ativos da Fundação Rotária para custear os investimentos nos vários projetos em desenvolvimento em todo o mundo. Ele falou sobre “Fundação Rotária, o coração do Rotary”. Segundo Marcelo Haick, a fundação induz os clubes a desenvolverem ações humanitárias, com projetos nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e outros. Haik falou também sobre bolsas educacionais e reforçou as ações para a erradicação da poliomielite, que é o principal programa nosso”. “Todos os distritos do Rotary fazem um seminário como esse por ano para discutir metas e projetos”, acrescentou o curador Marcelo Haick.


O presidente da Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABRTF) e governador 2017-2018 do Distrito 4630, Mauro Carvalho Duarte Júnior, disse que a associação é a própria fundação no Brasil. Ele explicou que o trabalho consiste em buscar parceiros em diferentes setores “para que venham construir, venham protagonizar os projetos humanitários” desenvolvidos pelo Rotary. Segundo Mauro Duarte, a pandemia atingiu a arrecadação da Fundação Rotária, que recebe doações de pessoas físicas. No entanto, ressalvou que os distritos que mantêm empresas parceiras – Empresa Cidade – tiveram muito pouco impacto. “Na realidade, no ano da pandemia nós crescemos 50% de contribuições. Isso pela generosidade e o entendimento de que muitas pessoas desassistidas precisavam da ajuda, não apenas do Rotary, mas de toda a comunidade. Duarte reafirmou que a erradicação da poliomielite no mundo continua como grande desafio da Fundação Rotária, fazendo questão de destacar também a parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates neste trabalho.
“Este seminário representa não apenas para o distrito, mas para o Rotary Internacional, o recomeço. Temos isso como reencontro. Depois de tudo que passamos nessa pandemia, nós termos um seminário aqui em Araçatuba, no nosso distrito, com 250 presenciais, desde Costa Rica, descendo por todo o Mato Grosso do Sul até Avanhandava. Isso nos deixa muito felizes. É o reencontro dos companheiros de Rotary”, disse o governador Luiz Albuquerque Ferreira. Segundo o governador, a pandemia não reduziu as arrecadações do Rotary. “Pelo contrário. Nós arrecadamos muito mais nesse ano da pandemia. Nós arrecadamos 195 mil dólares que serão transformados em projetos duradouros que vão impactar a sociedade, desde Avanhandava até Corumbá e Ponta Porã”, acrescentou Albuquerque. De acordo com o governador há projetos, como o apoio ao Banco de Leite Humano em Araçatuba, em Campo Grande, Dourados e Nova Andradina. O governador falou sobre a doação de aparelho para o Hospital do Amor de Nova Andradina para detecção de câncer de pele em grau zero. “As pizza ou as feijoadas que vendemos são transformadas em projetos sociais”, finalizou o governador.

Veja também

Aluguel até R$ 1.250 foi opção de 60% dos inquilinos na região de Araçatuba

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA A locação de imóveis residenciais cresceu 8% em novembro em comparação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *