PARTICIPAÇÃO - Proposta é criar uma rede de divulgação das ações

Ritinha Prates lança campanha para estimular voluntariado

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), lançou uma campanha para estimular o voluntariado. Intitulada “Sou Voluntário do Ritinha”, a ação visa chamar as pessoas para participarem dos eventos e das demais campanhas que a entidade promove.
A presidente Vanilda Maria Barboza (Vanda) explica que um grupo foi criado nas redes sociais da associação e, por meio dele, os interessados podem compartilhar os projetos e ações da entidade com os seus amigos e seguidores, fazendo com que mais pessoas conheçam o trabalho da Ritinha Prates.
“A ideia é que quanto mais pessoas conhecerem o nosso trabalho, mais se interessarão em ajudar, seja com doações ou com serviços voluntários”, diz. Atualmente, segundo Vanda, 60% dos serviços prestados pelos três equipamentos mantidos pela associação (Hospital Neurológico, Centro Especializado em Reabilitação – CER – e Unidade de Cuidados Prolongados – UCP) são custeados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo que os 40% restantes são frutos de doações, de pessoas físicas ou jurídicas, assim como arrecadações em eventos.
“A nossa entidade sempre contou com o apoio de voluntários que iam presencialmente nos ajudar. Entretanto, com o passar dos anos e agora, por conta da pandemia da Covid-19, esse número foi sendo reduzido drasticamente”, explica Vanda. Ela destaca que a entidade conta com o trabalho voluntário para divulgar as atividades desenvolvidas, e entende que, pelo menos com esse serviço feito de forma virtual, de compartilhar conteúdos, mais pessoas se interessem em colaborar com a associação.
O trabalho voluntário agrega também a cada pessoa que se dedica a fazê-lo. “Além de ser um benefício para quem recebe esse auxílio, o trabalho voluntário também é benéfico para quem o pratica”, ressalta Vanda.
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o voluntariado é uma expressão básica das relações humanas. Vanda ressalta que uma sociedade saudável é aquela na qual cidadãos se engajam na transformação e no conhecimento da vida de outro cidadão que necessita de ajuda.

Como participar?
Para participar do grupo de voluntários, basta acessar https://www.facebook.com/groups/1550307905306754 e clicar no botão “Entrar”. “É apenas um clique, e que pode ajudar a todos os nossos usuários e estimular ainda mais parceiros”, finaliza a presidente da entidade.

Veja também

Chuva com vendaval e granizo causa transtornos

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Chuva com rajadas de vento na tarde dessa segunda-feira (6), em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *