Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Trending
    • Prefeitura de Andradina atende pedido de Silas e viabiliza melhorias na Santa Casa
    • Andradina já criou 652 novas empresas em 2026
    • Tarde Encantada deste sábado unirá contação de histórias e música com a Cia. Pé de Ciranda
    • Guararapes promove telão e shows ao vivo para Brasil x Haiti nesta sexta-feira
    • Sexta tem telão para o jogo do Brasil e show da diversidade na Praça Moura Andrade
    • Projeto pedagógico une 210 alunos da Zona Norte em torneio de futsal
    • Mutirão do Implanon na Unidade Básica de Saúde do São José atende 145 mulheres
    • Pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro POP recebem kits de inverno
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Ritinha Prates é uma das 10 instituições escolhidas entre 342 no Brasil para programa do Ministério do Esporte
    Araçatuba

    Ritinha Prates é uma das 10 instituições escolhidas entre 342 no Brasil para programa do Ministério do Esporte

    By dfernandesmr26 de fevereiro de 2026Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Da Redação – Araçatuba

    A Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, de Araçatuba, foi selecionada entre 10 entidades, de um total de 342 em todo o Brasil, para integrar um projeto nacional de paradesporto do Ministério do Esporte. No recorte estadual, o resultado é ainda mais expressivo: em São Paulo, apenas dois centros foram escolhidos — o Centros Especializados em Reabilitação (CER) da Ritinha Prates e uma unidade de Barretos.

    As dez instituições participarão do Programa Vencer pelo Esporte, iniciativa voltada à formação de profissionais e ao fortalecimento do paradesporto como ferramenta de reabilitação e inclusão social.

    Atualmente, o Brasil possui 342 Centros Especializados em Reabilitação (CER) habilitados. Deste total, apenas dez unidades em todo o país e duas no estado de São Paulo foram selecionadas para compor o primeiro ciclo nacional do programa, entre elas a Associação Ritinha Prates.

    O convite foi formalizado pela Secretaria Nacional de Paradesporto, vinculada ao Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Educação e com o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont.

    Reconhecimento

    Segundo o gerente ambulatorial do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) da entidade, Adriano Mantovan, “é um enorme orgulho e responsabilidade ser um dos 10 Centros de Reabilitação (CER) selecionados para participar do programa Vencer pelo Esporte”.

    Ele destaca que a escolha representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela instituição e do compromisso com a qualidade da reabilitação oferecida à população. Para o gerente, a participação no programa permitirá qualificar ainda mais a equipe, ampliar o padrão de cuidado e fortalecer o impacto social dos atendimentos.

    “Essa oportunidade é um reconhecimento do nosso compromisso com a excelência na reabilitação e da nossa capacidade de transformar vidas”, afirma. Ele acrescenta que a iniciativa possibilita trocar experiências, aprender com outras referências nacionais e implementar inovações que beneficiam diretamente os usuários.

    O Programa Vencer pelo Esporte tem como objetivo qualificar profissionais de Educação Física que atuam nos CERs, integrando o esporte adaptado aos processos terapêuticos já realizados, com foco na autonomia, saúde e inclusão das pessoas com deficiência.

    O lançamento nacional será realizado em 16 de março de 2026, na sede do instituto parceiro, em Macaíba. A participação da entidade é considerada estratégica para fortalecer o paradesporto como ferramenta complementar no Sistema Único de Saúde.

    Fundada em 1977, a Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) é uma entidade sem fins lucrativos que atua na área da saúde e inclusão social, mantendo o Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), a Unidade de Cuidados Prolongados (UCP), o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), a Unidade de Fisioterapia Ambulatorial (UFA) e, desde 2025, o Centro de Especialidades Ritinha Prates (CERP). Somente no ano passado (2025), as 5 unidades que compõem realizaram mais de 100 mil atendimentos no total.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleGuardas Municipais são presos com mercadoria sem nota fiscal em Araçatuba
    Next Article Prefeitura de Guararapes inicia inscrições para oportunidade de estágio
    dfernandesmr

    Related Posts

    Andradina

    Andradina já criou 652 novas empresas em 2026

    19 de junho de 2026
    Andradina

    Prefeitura de Andradina atende pedido de Silas e viabiliza melhorias na Santa Casa

    19 de junho de 2026
    Araçatuba

    Tarde Encantada deste sábado unirá contação de histórias e música com a Cia. Pé de Ciranda

    19 de junho de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.