Residentes da Santa Casa interagem novo simulador

Compartilhe esta notícia!

O novo simulador de paciente cardiopulmonar do Laboratório de Simulação Realística do Unisalesiano, o Harvey, foi utilizado em uma aula com 12 médicos residentes da Santa Casa de Araçatuba.
A atividade aconteceu no dia 11 de novembro e foi programada pela professora doutora Helena Cordeiro Barroso, da disciplina de Habilidades Médicas do curso de Medicina, que também atende os médicos residentes de Clínica Médica na Santa Casa.
“Convidei meus residentes para interagirem com esse tipo de simulador porque o Harvey é muito completo, é como se fosse um avatar”, comparou a docente.
Ela explica que o novo simulador do Unisalesiano é capaz de emitir sons cardíacos, respiração, batimentos de vasos do pescoço, pulsos, além de alterar quadros clínicos. “Podemos ouvir sopros, a semiologia do pulmão, onde aparecem ruídos diferentes, por exemplo, quando a pessoa apresenta chiado no peito. Tudo isso dá uma sensação muito realística de um paciente comum”, ressaltou.
A professora disse que a atividade foi bem elogiada pelos residentes e pelo preceptor do grupo, Dr. Rafael Saad, que, mesmo sendo médicos formados com experiência clínica acumulada de dois anos, se surpreenderam com essa tecnologia fantástica que o Unisalesiano trouxe para o curso.
“O pioneirismo é sempre importante e podemos abrir mais oportunidades como essa utilizando outros simuladores disponíveis para que possa haver uma interação entre graduação e pós-graduação de uma forma saudável e construtiva”, afirmou.
Na opinião da docente, o Laboratório de Habilidades Médicas é a parte mais interessante do curso de Medicina, é onde os olhos dos alunos brilham. “Eles ficam encantados porque é a oportunidade que têm de colocar a teoria e a prática caminhando juntos. Esse é o grande quê do nosso método ativo de ensino e aprendizado”, concluiu.

DA REDAÇÃO
ARAÇATUBA


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Sindicato e vereadores discutem criação de cartilha de cuidados para o comércio durante a pandemia

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Com as lojas do comércio funcionando em horário normal, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *