22.5 C
Araçatuba
quinta-feira, junho 30, 2022

Região terá semana de frio intenso com temperaturas abaixo de 6 graus e risco de geadas

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA
A região terá semana de frio intenso, com temperaturas abaixo de 6 graus e possibilidade de geada em várias cidades. Forte massa polar vai derrubar temperaturas entre os dias 16 e 22. No mesmo período, a passagem de um ciclone extratropical aumenta a umidade. Com isso pode haver registro de neve em cidades do Sul do país, assim como chuva e ocorrência de geadas em outras regiões.
De acordo com os principais serviços de meteorologia, grande parte do Brasil vai enfrentar uma semana de frio atípico para o mês de maio já a partir desta segunda-feira. Em Araçatuba e cidades da região, na segunda-feira a temperatura mínima ainda fica em torno de 15 graus. Porém, a partir de terça-feira, a queda é brusca.
A Climatempo aponta que na terça-feira (17), a mínima chega a 10 graus e cai para 3 graus na quarta-feira (18) e na quinta-feira (19). Na sexta-feira vai a 6 graus e 8 graus no sábado, repetindo a mesma temperatura no domingo. Já a Metsul indica 15 graus na segunda-feira, 8 graus na terça-feira e 5 graus na quarta-feira. Os termômetros sobem para 6 graus na quinta-feira, 7 graus na sexta-feira, 8 graus no sábado e 9 graus no domingo. O IPMet da Unesp (Bauru) prevê 18 graus na segunda-feira, 10 graus na terça-feira, 5 graus na quarta e na quinta-feira e quatro graus na sexta-feira (20).
Especialista da Climatempo afirmou que o grande diferencial é que desta vez o deslocamento da massa de ar polar vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, o que vai trazer umidade e possibilitar a ocorrência de eventos mais incomuns no país, como queda de neve e precipitação da chamada “chuva congelante”. A neve é um fenômeno já mais conhecido, quando os flocos são formados já na nuvem e chegam ao solo no mesmo estado, enquanto a chuva congelante é um evento mais raro no país. Segundo o meteorologista César Soares, a chuva ocorre de forma normal, com a queda da gotícula na atmosfera, mas a água se congela ao tocar uma superfície. Por isso, a pessoa vê as gotas caindo, mas quem está na rua não se molha, porque a gota congela quando toca a superfície.

GEADA
Há previsão de geada em várias áreas. A geada ocorre quando é formada uma camada de gelo nas superfícies por causa da intensa redução de temperatura quando a umidade do ar está elevada. A possibilidade é mais forte nos estados do Sul, no sul e oeste paulista (regiões de Presidente Prudente e Araçatuba), em Mato Grosso do Sul e no sul de Minas Gerais.

COMÉRCIO
Enquanto muitas pessoas estão preocupadas com a queda nas temperaturas, setores do comércio estão apreensivos com o aumento nas vendas. De acordo com o gerente de uma loja de confecções e roupas de cama, quando há queda de temperatura como a que está prevista, o aumento nas vendas é superior a 20%. “Reforçamos os estoques de cobertas, mantas, blusas de frio e moletons”, disse o gerente, confiante no aquecimento das vendas.

VAI GELAR – Climatempo prevê 3 graus em Araçatuba na quarta-feira e na quinta-feira
REPRODUÇÃO

Ultimas Noticias