22.8 C
Araçatuba
sábado, junho 25, 2022

Região deve seguir com frio nas manhãs e madrugadas, mas temperaturas sobem ao longo da semana

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A onda de frio que atingiu praticamente todo o Centro Sul do Brasil na última semana deve dar uma amenizada nos próximos dias. Pelo menos segundo a previsão meteorológica dos institutos Clima Tempo e MetSul para a região de Araçatuba. No entanto, de acordo com os meteorologistas, a tendência é de inverno mais rigoroso. Assim, os próximos meses devem ser gelados.

Com temperaturas que chegaram aos 6 graus Celsius no final da madrugada e início da manhã e máximas que não passavam dos 20 graus, a região viveu a primeira semana de frio intenso do ano ainda no outono. Entre terça-feira (17) e sexta-feira (20), os araçatubenses e moradores da região tiveram que tirar agasalhos e cobertores dos guarda-roupas. 

Já neste sábado (21), apesar do frio da manhã, com temperatura mínima de 8 graus, o período da tarde já trouxe uma temperatura mais amena, com as máximas atingindo os 25 graus. 

A tendência de alta nas temperaturas deve continuar nos próximos dias. A reportagem consultou dois intitutos de meteorologia, que publicaram as previsões climáticas para esta semana em Araçatuba e região.

Na maior parte dos dias, o frio segue pela manhã, porém ao longo do dia as máximas vão subindo, fazendo com que o calor volte a dar as caras.

Para este domingo (22), a previsão segundo o Clima Tempo é de mínima de 10 e máxima de 27 graus. Já de acordo com o MetSul a mínima fica em 9 e a máxima em 28 graus, uma variação de dois graus entre uma e outra em relação ao Clima Tempo.

Na segunda-feira (23), a mínima fica em 12 graus segundo os dois institutos, porém há variação na temperatura máxima, que segundo o Clima Tempo vai chegar aos 28 graus, e segundo o Met Sul chegará aos 30 graus celsius.

Segundo o Clima Tempo, a maior temperatura mínima da semana será registrada na quarta-feira (25), com termômetros indicando 14 graus no início do dia. Nos demais dias a temperatura mínima deve ficar na casa dos 13 graus. 

Já de acordo com o MetSul, a mínima pode atingir até 17 graus no próximo sábado (29), diminuindo consideravelmente a sensação de frio. 

Em relação às máximas, segundo o Clima Tempo, a máxima deve chegar a 31 graus já no próximo sábado, enquanto o Met Sul já prevê 35 graus de máxima para o mesmo dia. 

Nenhum dos dois institutos prevê chuva para os próximos dias, pelo contrário. A previsão é de sol e tempo bom, o que contribuirá para o aumento gradativo das temperaturas ao longo da semana. 

Defesa Civil

Na última sexta-feira (20), a Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que o frio deve seguir nos próximos dias de maneira geral em todo o estado, e deu algumas dicas para o aquecimento da casa durante os períodos de menor temperatura.

Segundo o órgão, é importante manter as janelas da casa fechadas durante a noite, além de abrí-las durante o dia, para que a luz do sol aqueça o ambiente. A utilização de tapetes para evitar o contato do pé com o chão também foi uma dica passada.

A Defesa Civil também fez o alerta para que haja cuidado com o fogo, ou objetos usados para fazê-lo, já que consomem oxigênio e podem provocar incêndios.

 

Ultimas Noticias