18 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 10, 2022

Rede varejista local é umas das principais empregadoras de Araçatuba

Diego Fernandes – Araçatuba

Diversas empresas fazem parte do dia a dia dos araçatubenses há muitos anos. Ao longo de 113 anos de fundação, muitos foram os empreendimentos que viraram ponto de referência para os municípios.
O Supermercados Rondon é um destes estabelecimentos que estão, literalmente, na “boca do povo” araçatubense, pelo menos nas últimas 4 décadas.
O empreendimento, que tem 44 anos de história na cidade, emprega cerca de 2 mil funcionários em Araçatuba, o que leva a uma projeção de que pelo menos 6 mil pessoas dependam da renda do local para manter a sobrevivência, levando em consideração os familiares dos funcionários.
A primeira unidade do supermercado, instalada no bairro Jussara, zona sul da cidade, em 1977, era apenas uma pequena empresa voltada para o beneficiamento, armazenamento e venda de arroz, sendo posteriormente introduzida também a comercialização de feijão no local.
A empresa, criada pela família Devigo, formada pelo casal Pedro e Lídia, e pelos filhos Antônio e Francisco, ficava em um espaço de 250 metros quadrados, no mesmo local onde está o supermercado hoje, sendo que não havia outras instalações comerciais no bairro e nem, tampouco, asfalto no local.
O crescimento do empreendimento foi se dando de acordo com a evolução do município. Se em 1977, Araçatuba contava com pouco mais de 108 mil habitantes, atualmente, são mais de 199 mil moradores beneficiados por quatro lojas espalhadas em diferentes regiões da cidade.
A pequena empresa virou uma mercearia em 1979 e já comercializava mais produtos, como diversos tipos de carnes. Foi neste momento que os primeiros funcionários foram contratados.
Somente a partir dos anos 80, quando a loja passou a ter 1.250 metros quadrados é que passou a ser um supermercado, de fato, e contou ainda com várias ampliações até chegar a 2.250 metros quadrados já nos anos 90, com cerca de 200 funcionários empregados no período. Atualmente, uma média de 3 mil pessoas passam por dia pela unidade 1 da rede.
Com o crescimento da loja e com os diversos consumidores de várias partes do município, o empreendimento cresceu e passou a ser um dos mais rentáveis de Araçatuba, fato que possibilitou a criação da segunda loja da rede, desta vez na área central.
Em setembro de 2006, com Araçatuba prestes a completar 98 anos, surgiu o Rondon da Cobrac, instalado no centro comercial de mesmo nome, no bairro São João, e que conta com um espaço de 5 mil metros quadrados.
A terceira loja, no bairro Ipanema, surgiu em fevereiro de 2013, tendo a sua primeira unidade na zona norte da cidade, após os empreendimentos na zona sul e na área central do município que completava 104 anos. A intenção da rede, na época, era aproximar ainda mais a marca dos moradores de outras regiões do município.
A partir deste momento, a empresa passou a empregar aproximadamente 1.500 pessoas em Araçatuba, ajudando a transformar o setor supermercadista do município em um dos seus principais geradores de emprego diretos e indiretos.
No ano passado, em 4 de dezembro, dois dias após o aniversário de 112 anos da cidade, os Supermercados Rondon inauguraram a quarta loja, no bairro Hilda Mandarino, com uma das entradas na avenida Odorindo Perenha.
Considerada a maior loja do grupo, o local tem 22 mil metros quadrados e tem 42 caixas para atendimento dos consumidores. Foram criados cerca de 500 empregos diretos, elevando para 2 mil o número de trabalhadores da rede varejista araçatubense, tornando-se, ao lado da indústria Color Visão, uma das principais empregadoras de Araçatuba.

Ultimas Noticias