Home Cidades Araçatuba Quase 6 mil casos de síndromes gripais foram registradas em Araçatuba; vacinação segue

Quase 6 mil casos de síndromes gripais foram registradas em Araçatuba; vacinação segue

4 tempo de leitura
0
0
46

Da Redação – Araçatuba

Araçatuba teve um aumento de casos de síndromes gripais em 2024. O município já teve 5.926 casos desse tipo de doença que foram atendidos nas unidades básicas de saúde e no pronto-socorro. Isso representa um aumento de, aproximadamente, 65% nos casos em relação aos primeiros 100 dias do ano passado.

Há vários tipos de síndromes gripais, sendo a mais comum a do vírus Influenza, cuja vacinação está em curso para os grupos prioritários em todo o estado de São Paulo, e também em Araçatuba.

Os vírus Influenza A e B são o de maior circulação na cidade, além do vírus respiratório que atinge crianças abaixo de 1 ano e causam pneumonia.

A covid-19 também entra na lista dos casos de síndromes gripais. Somente o novo coronavírus já registrou 1.191 casos em Araçatuba neste ano, além de ter ocasionado oito mortes.

Vacinação

No último sábado, no dia D da campanha de vacinação, foram aplicadas 1.938 doses de vacinas contra a grupo, sendo que 610 foram nos shoppings, que participaram da campanha, que ainda aplicou 399 doses de outras vacinas. No total, cerca de 5 mil pessoas já se vacinaram, sendo que o público-alvo é de 80 mil moradores.

O público alvo da campanha são crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

A vacina trivalente contra o vírus Influenza está disponível nos postos de saúde.

Load More Related Articles
Load More By dfernandesmr
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

AEA tem chance de ir à liderança nesta rodada

Da Redação – Araçatuba Depois de derrotar o Inter de Bebedouro na quarta rodada do C…