VACINAÇÃO - Birigui vacina em drive-thru, Araçatuba aplica em cinco pontos distintos

Público de 80 a 84 anos passa a receber a segunda dose em Araçatuba; Birigui começa vacinação de imunossuprimidos

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Os municípios de Araçatuba e Birigui passam a aplicar a terceira dose da vacina contra a covid-19 em idosos acima de 80 anos a partir desta semana. Até a semana passada, apenas idosos com 85 anos ou mais é que poderiam ser imunizados com mais uma dose.

 

Em Araçatuba, as doses foram disponibilizadas nesta segunda-feira (20), enquanto em Birigui tem início nesta terça (21) a nova fase de reforço na imunização. As pessoas que vão tomar a terceira dose precisam ter completado o ciclo vacinal de duas doses há pelo menos 6 meses.

 

Araçatuba

 

No município de Araçatuba, os idosos acima de 80 anos não precisam agendar a vacinação, basta apresentar documento com foto e CPF, além da carteira de vacinação comprovando o recebimento da segunda dose há pelo menos 6 meses. Para os acamados, é necessário que um parente procure a UBS correspondente para o agendamento da vacinação em domicílio. As doses estão sendo aplicadas neste público desde ontem.

 

Ainda seguem sendo aplicadas também as vacinas no público adolescente, entre 12 e 17 anos, que ainda estão tomando a primeira dose. No caso deles é necessário fazer agendamento no site da prefeitura, levar os documentos, e comparecer aos locais de imunização com um responsável ou com um termo assinado por eles.

 

Os locais de vacinação em Araçatuba são o Araçatuba Shopping, Shopping Praça Nova e o ponto de vacinação do bairro Morada dos Nobres, que funcionam de segunda à sexta, das 10h às 19h. Já o ponto de vacinação do Multi Shop funciona nos dias de semana das 9h às 17h. Na zona rural, a UBS do bairro Engenheiro Taveira aplica as vacinas das 8h às 19h.

 

Aos sábados, a imunização ocorre no Araçatuba Shopping e no Shopping Praça Nova, das 8h às 18h, e no Multi Shop das 9h às 14h.

 

Araçatuba aplicou, até esta segunda-feira, 265.533 doses de vacinas contra a covid-19. Foram 157.213 de primeira dose, 102.860 de segunda dose, 4.810 doses únicas e 650 de terceira dose. 89,93% da população apta a se vacinar tomou ao menos uma dose, enquanto 61,59% deste mesmo público já completou o ciclo de duas doses. 

 

Birigui

 

Em Birigui, além dos idosos entre 80 e 84 anos, também começam a receber a terceira dose hoje o grupo de pessoas acima de 18 anos classificado como imunossuprimidos, que inclui pacientes em tratamento de hemodiálise, quimioterapia, Aids e transplantados.

 

Para os idosos, é necessário que a segunda dose tenha sido recebida até 6 meses antes, enquanto para o grupo com alto grau de um imunossupressão, a segunda dose ou dose única tem que ter sido aplicada há pelo menos 28 dias.

 

Considera-se alto grau de imunossupressão pessoas com: imunodeficiência primária grave; quimioterapia; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras; HIV/Aids com CD4 menor que 200 cel/mm3 e pacientes em hemodiálise.

 

Entram também uso de corticoides em doses maiores que 20 mg/dia de prednisona ou equivalente por mais de 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

 

O principal local de vacinação é o terminal rodoviário, onde os imunizantes são aplicados no formato drive-thru das 7h30 às 17h30, de segunda à sexta. As doses também são encontradas nas UBS das 7h30 às 11h. 

 

Para idosos acamados, um membro da família deve entrar em contato com a UBS para o agendamento da vacinação em domicílio. 

 

Em Birigui, foram aplicadas até esta segunda-feira, 149.622 doses, sendo 91.914 de primeira dose, 53.800 de segunda, 3.533 doses únicas e 375 de terceira dose. 

 

:


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Speed Park conclui mais uma edição da escolinha de kart

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BIRIGUI A escolinha de kart é um projeto gratuito, realizado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *