21.9 C
Araçatuba
sábado, maio 21, 2022

Provedor quer mais 100 leitos para atendimento na Santa Casa de Araçatuba

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A nova diretoria da Santa Casa de Araçatuba espera aumentar em cerca de 25% o número de leitos do hospital nos próximos dois anos, período de mandato da atual provedoria. A informação foi passada pelo novo provedor do hospital, Petrônio Pereira Lima, em entrevista concedida à Clube FM e ao jornal O LIBERAL REGIONAL, durante evento de comemoração aos 95 anos da Santa Casa, realizado na manhã desta segunda-feira.

Atualmente, a Santa Casa conta com 390 leitos, segundo Petrônio, e a meta é conseguir aumentar a capacidade do hospital, colocando em funcionamento mais 100 leitos até o o começo de 2024. Para isso, o novo provedor conta com apoio político e da comunidade.

“A necessidade é de em torno de 100 leitos, um quarto do que temos hoje, isso daria um conforto para a nossa Santa Casa. É bastante, isso depende de um trabalho muito grande uma apresentação de projetos e de propostas de trabalho”, afirmou. “Uma coisa que vai nos ajudar muito é a Residência Médica, isso vai nos empurrar em busca desses 100 leitos, inclusive com parceria com eles”, completou.

De acordo com Petrônio, além da necessidade de ampliação de leitos, a provedoria busca parcerias com o poder público e com órgãos não governamentais dos 40 municípios da região, para resolver outras questões do hospital, como necessidade ampliação, troca de equipamentos, dentre outros serviços.

“São reformas, ampliações que precisam ser feitas, equipamentos que já estão obsoletos ou com a vida útil expirada, vamos procurar fazer a gestão financeira como em um foco nosso, de buscar junto aos 40 municípios, vereadores, sistema judiciário, órgãos não governamentais, os clubes de serviço, a população em geral, são mais de 800 mil pessoas que tem a Santa Casa como referência”, afirmou Petrônio Lima.

Na última semana, o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges Damasceno (PSDB) anunciou a cessão do prédio da Secretaria Municipal de Saúde para a Santa Casa para a transferência do setor administrativo contábil. A intenção é abrir espaço no atual prédio para novos atendimentos. 

Evento

Durante a manhã desta segunda-feira (21), foi realizado no anfiteatro da Santa Casa, no sexto andar do hospital, o evento em comemoração aos 95 anos da entidade, fundada em 20 de março de 1927 por imigrantes portugueses.

O evento contou com diversas autoridades do município e da região, e teve a presença de representantes do corpo clínico e de funcionários.

A funcionária mais antiga da Santa Casa, Neusa Rodrigues Lopes, a Neusinha, que trabalha no local há 60 anos, conversou com a reportagem e afirmou se sentir muito agradecida por fazer parte, há tanto tempo, dos trabalhos da instituição.

“Tenho que agradecer a Deus porque em todo esse período Ele tem cuidado de mim com muito amor e muito carinho e o dom que ele me deu eu exerço com muito amor. Eu amo o que faço, eu amo ajudar aquele que está sofrendo no leito, com dor, eu me sinto muito feliz com isso. O segredo de tudo isso é o amor”, afirmou.

Atualmente, Neusa Lopes, que já fez atendimento ao público por muito tempo, está trabalhando na Agencia Transfusional, que cuida das transfusões sanguíneas realizadas nos pacientes do local. 

Ficha

A Santa Casa de Araçatuba é o hospital de referência para urgência e emergencial e cirurgias de média e alta complexidade para os 40 municípios da região e conta atualmente com 390 leitos e 1.655 funcionários. O hospital consome uma verba de aproximadamente R$ 13 milhões mensais. 

 

Ultimas Noticias