PRESENÇA - Presidente da OAB-SP, Caio Augusto Silva dos Santos - DIVULGAÇÃO

Presidente da OAB defende que no estado democrático as instituições devem ser fortalecidas

Compartilhe esta notícia!

ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos, estará nesta sexta-feira para participar de conferência da instituição com a participação de dirigentes de todas as subsecções da região. Por telefone, o doutor Caio Augusto Silva dos Santos concedeu entrevista ao SRC e falou sobre o evento, a pandemia e até mesmo sobre a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL/RJ). Para o doutor Caio, no estado democrático de direito as instituições devem ser fortalecidas.

Quanto à conferência, o doutor Caio disse que são periódicas e que após a pandemia, estão sendo retomadas. A conferência de Penápolis será a primeira de 14 que serão desenvolvidas ao longo do ano em diferentes regiões do estado. Vão participar dirigentes das subsecções de Andradina, Araçatuba, Auriflama, Birigui, General Salgado, Guararapes, Ilha Solteira, Mirandópolis, Pereira Barreto, Promissão e Valparaíso.

A programação prevê uma série de seminários abordando temas como Ética e Disciplina, Direitos e Prerrogativas, Assistência Judiciária, Mulher Advogada, Jovem Advocacia, entre outros, com o objetivo de proporcionar a troca de ideias, experiências e o diálogo sobre temas de interesse dos profissionais do Direito, além de apresentar as ações realizadas pelo Sistema OAB SP/Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) durante o ano de 2020.

 

OAB NA PANDEMIA

Segundo o doutor Caio, durante a pandemia a OAB autuou como outras instituições brasileiras, zelando pela segurança das pessoas. “No ambiente da OAB seguimos as recomendações as autoridades sanitárias, de forma evitar aglomerações, mas mantendo a atividade da advocacia”, disse o presidente da OAB, destacando a importância da atividade ára defesa direito do cidadão e a aplicação da  Justiça.

 

NOVAS TECNOLOGIAS

Quanto às audiências remotas feitas ao longo da pandemia, o doutor Caio disse que veio para ficar. Porém, fez ressalvas. Disse que a tecnologia deve ser inclusiva. Citou que expressiva parcela da população brasileira não tem acesso à internet de qualidade. Isso pode gerar distorções ou até mesmo elitizar o acesso à justiça. Por outro lado, o doutor Caio disse que pode facilitar po acesso. Citou como exemplo as audiências nos tribunais, que geralmente estão nas capitais. A audiência remota pode facilitar o acesso de pessoas de diferentes regiões. Neste caso, a tecnologia é inclusive. “A tecnologia deve ser uma ferramenta de inclusão”, reafirmou.

 

PRISÃO DO DEPUTADO

Sobre a prisão do deputado Daniel Silveira, o presidente da OAB disse que não obstante a liberdade de expressão e a imunidade parlamentar, não existe direito absoluto. Para ele a medida (prisão) foi necessária para conter o estado de “beligerância” predominante. Ele disse que é preciso defender as instituições.

Conferência Regional da Advocacia – Sede Penápolis

Serviço

Evento: 8ª Conferência Regional da Advocacia

Data: 19/02/2021

Cidade: Penápolis-SP

Horário: das 8h30 às 13h30

Participação presencial: Clube de Campo Lago Azul – Avenida Santa Leonor, 489, Cidade Jardim

Participação on-line: Plataforma Zoom – Inscrição: https://www.sympla.com.br/8-conferencia-regional-da-advocacia—penapolis__1107868.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Hospitais vão suspender cirurgias eletivas com fase vermelha

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Como forma de priorizar os atendimentos para pacientes com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *