NOVO HORÁRIO - Comércio abre das 9h às 17h em Araçatuba a partir desta segunda

Presidente da ACIA fala sobre novo horário do comércio em Araçatuba e faz apelo por vacina

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Os consumidores de Araçatuba terão de se adaptar ao novo horário do comércio e dos shoppings a partir desta segunda-feira (18).

Após a regressão da região da fase amarela para a fase laranja, representantes da prefeitura e do comércio se reuniram para definir o novo horário de funcionamento das lojas, que passam a poder atender por 8 horas diárias, e não mais por 10 horas como ocorria na fase anterior.

Com isso, o comércio fechará uma hora mais cedo a partir de amanhã, funcionando das 9h às 17h. Este horário será válido de segunda à sexta-feira. Aos sábados, a abertura será das 9h às 16h.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Araçatuba, Wilson Marinho, afirmou que apesar de ser apenas uma hora diária a menos, o foco do governo estadual no combate à pandemia de covid-19 não deveria ser no comércio.

“Menos mal que a mudança não é tão grande, mas querendo ou não, na semana são 6 horas a menos né. Eu acho que o governo do estado e a prefeitura deveriam se preocupar mais com os bailes, com as festas, porque a pessoa que vai ao comércio para consumir ela sempre vai de máscara, usa álcool em gel”, afirmou o presidente da ACIA.

Ele, porém, afirma que o importante é preservar vidas neste momento. Marinho também faz um apelo pela chegada da vacina contra a covid-19.

“Apesar de eu não concordar com mexer no comércio, se for pela preservação de vidas, tudo bem. O que precisa logo é chegar essa vacina, pra gente parar com esse negócio de amarelo, azul, verde, ou sei lá que cor, deviam providenciar logo a vacina”, completou o presidente da entidade.

Shoppings

Os shoppings, que já haviam perdido duas horas de trabalho mesmo com a manutenção da fase amarela na última semana, agora terão que diminuir em mais duas horas o seu horário de funcionamento, a partir de amanhã (18).

Com isso, nesta segunda-feira, o Shopping Praça Nova e o Araçatuba Shopping passarão a funcionar das 12h às 20h, já que segundo o decreto estadual, nenhuma atividade comercial não essencial está autorizada a funcionar após às 20h para municípios cuja região está classificada na fase laranja do Plano São Paulo.

Mesmo com a restrição maior, este horário poderá ser praticado de domingo a domingo pelos dois centros de compras de Araçatuba.

Os quiosques, lojas e praça de alimentação poderão ficar abertos juntos neste período, já que o decreto permite que restaurantes atendam no local nesta fase desde a mudança nas regras anunciada no último dia 8 de janeiro, pelo Comitê de Contingência da Covid-19 no estado.

Tanto shoppings quanto o comércio em geral, incluindo os essenciais, como supermercados e farmácias, devem respeitar o critério de manter apenas 40% de sua capacidade de público dentro do estabelecimento.

Academias e salões de beleza

As academias seguirão adotando o horário de funcionamento que se tornou padrão após a volta desta atividade comercial, inclusive as que estão localizadas nos shoppings do município.

Estes locais estão adotando dois horários diários para atender ao público, sendo que um deles atende aos usuários matutinos e outro aos usuários vespertinos e noturnos, com boa parte dos estabelecimentos permanecendo fechado na chamada hora do almoço.

Não há um horário fixo para o serviço definido em Araçatuba, mas todos os locais só estão autorizados a funcionar por 8 horas, até às 20h, e com 40% de sua capacidade de público.

Outro setor que seguirá funcionando, porém, por 8 horas diárias, são os salões de beleza, que devem adotar o mesmo horário do comércio para aproveitar o movimento do público nas áreas comerciais.

Restaurantes

Apesar de poderem continuar funcionando por 8 horas diárias, a restrição de abertura até às 20h praticamente inviabiliza o serviço de jantar presencial no município, muito forte principalmente aos finais de semana.

O horário do almoço, porém, permanece normal, com todos os estabelecimentos podendo atender ao público neste período. Os restaurantes presentes nos shoppings poderão permanecer atendendo clientes durante todo o período de abertura do centro de compras.

Bares

Os bares só poderão atender no modo delivery nesta fase do Plano São Paulo. Antes, na fase amarela, estes locais já estavam proibidos de permanecerem abertos após às 20h, após decreto do estado ter proibido a venda de bebidas alcoólicas após este horário.

A reportagem tentou contato com a direção do Sindicato de Hoteis, Bares, Restaurantes e Similares, mas não obteve um posicionamento sobre as novas medidas até o fechamento desta edição.

Essenciais

Os supermercados, farmácias e postos de combustíveis são os estabelecimentos que podem seguir funcionando em horário normal nesta fase, por serem considerados serviços essenciais. Neste caso, cada estabelecimento adota seu próprio horário.

Também são considerados essenciais os serviços de pet shop e venda de alimentação para animais, óticas, oficinas mecânicas, açougues e serviços de assistência técnica e consultórios médicos.

ESSENCIAIS – Funcionamento de supermercados, postos de combustíveis e outros essenciais segue normal

 

ALMOÇO – Restaurantes podem servir almoço presencialmente, jantar só até 20h ou depois por delivery; bares só delivery

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Mais um médico morre de covid na Santa Casa de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA O médico Sebastião de Souza Freire, 60 anos, faleceu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *