Diego Fernandes – Araçatuba
A prefeitura de Araçatuba informou à imprensa, nesta quinta-feira (20), que assinará, nesta sexta-feira (21), um convênio com o Unisalesiano para a prestação de serviços de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
A assinatura do convênio está marcada para acontecer às 16h, no Salão Azul da Prefeitura de Araçatuba, e contará com o prefeito Lucas Zanatta (PL), o reitor do Unisalesiano, Padre Paulo Fernando Vendrame, além de representantes da prefeitura e do centro universitário.
O jornal O LIBERAL e o portal LR1 haviam antecipado que o acordo entre a prefeitura e o centro universitário havia avançado e que o anúncio estava próximo de acontecer. A informação foi publicada na edição do dia 22 de fevereiro.
Na ocasião, a reportagem obteve informações de que representantes da instituição de ensino haviam se reunido no Paço Municipal com representantes da prefeitura para a formalização do acordo.
Na ocasião, as informações obtidas com exclusividade foi de que o convênio seria para trabalhos em conjunto nas UBSs, CAPSs e pronto-socorro municipal, porém, o comunicado enviado na quinta (20) fala apenas nas unidades básicas de saúde e nos centros de atenção psicossocial.
Outra informação obtida foi de que as minutas do contrato estavam sendo discutidas há cerca de um mês.
A data do início dos trabalhos em convênio deverá ser anunciada durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta (21).
Histórico
No dia 13 de dezembro de 2024, ainda antes de assumir a prefeitura de Araçatuba, o então prefeito eleito Lucas Zanatta (PL) convocou a imprensa e entregou um ofício ao reitor do Unisalesiano, o padre Paulo Fernando Vendrame, propondo a entrada da instituição na administração da saúde municipal.
A direção do Unisalesiano iniciou, então, um diagnóstico minucioso dos equipamentos de saúde pública como o pronto-socorro municipal, as Unidades Básicas de Saúde e os Centros de Atenção Psicossocial.
Uma carta de intenção foi entregue à direção da instituição pelo prefeito eleito, datada do dia 11 de dezembro. O Unisalesiano também apresentou documento datado do 13, oficializando o “sim” para o convite e se comprometendo a realizar estudo técnico com a equipe de transição para analisar as possibilidades de atendimento.
“Estou convidando o Unisalesiano a participar da transição, no sentido de fazer o diagnóstico e possa assumir a saúde em Araçatuba das UBSs, do pronto-socorro, e da saúde mental. O modelo existente de hoje não é o melhor para a cidade. Nós temos uma universidade com respaldo, com um nome forte, que é o Salesiano, com uma capacidade técnica grande e é da cidade”, disse Zanatta à época.
O prefeito eleito afirmou que a proposta de parceria possui viabilidade jurídica. O termo de cooperação acordado entre as partes dispensaria o uso de um chamamento público para que o projeto fosse viabilizado.
“Estamos oficializando essa parceria na intenção de que a partir de 2025, o Unisalesiano possa, com sua equipe, fazer esse trabalho de forma completa, trabalhando diretamente com a prefeitura, colocando os seus alunos para trabalhar junto com os professores capacitados da instituição, e fazer disso um programa de saúde que atenda diretamente a população na sua necessidade e fortalecer a educação médica”, seguiu o prefeito eleito.
Segundo Lucas Zanatta, a intenção final é que, após o diagnóstico, a equipe do Unisalesiano, através de um convênio com a prefeitura, ocupe o lugar das O.S.s que hoje administram os equipamentos de saúde de Araçatuba.
A secretaria de saúde deve manter a questão administrativa, enquanto contará com a parceria da equipe da instituição na gestão dos equipamentos. A intenção é que o Unisalesiano seja responsável pela montagem da equipe, além de utilizar os locais para atividades práticas dos alunos de medicina. O prefeito eleito tem a intenção de que a cidade se torne referência no atendimento em saúde básica.
“Queremos que Araçatuba passe a ser uma referência de saúde, e não vejo possibilidade que isso ocorra sem que haja uma união do poder público e do sistema educacional. Todos os grandes polos do Brasil na área de saúde são conectados com a educação”, completou Zanatta.
O reitor do Unisalesiano, Padre Paulo Fernando Vendrame, afirmou estar honrado com o convite e espera que, já na transição, a equipe da instituição, coordenada pelo professor doutor Ângelo Jacomossi, consiga apontar caminhos para a melhoria dos atendimentos.
“Temos um caminho novo a percorrer, estamos honrados com o convite, e a equipe de transição vai indicar caminhos e prazos, como vai se desenvolver essa parceria”, afirmou o reitor na oportunidade
Segundo reitor, a intenção do Unisalesiano é colocar a qualidade de seu corpo técnico na área de medicina à disposição do município.
“Nós somos parceiros, não prometemos resolver nada, mas temos um corpo técnico, uma experiência e a gente quer colaborar com essa expertise para impactar melhor na saúde pública”, completou o reitor.



