15.1 C
Araçatuba
sábado, agosto 13, 2022

Prefeitura dá ordem de serviço para ampliação de aterro

A Prefeitura de Araçatuba recebeu nesta segunda-feira (23) a licença de instalação da nova célula do aterro sanitário, emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Com isso, o município autorizou a empresa Monte Azul a iniciar a implantação da nova célula do local, que garantirá pelo menos mais 24 meses de vida útil ao local. O prazo para conclusão é até dois de dezembro, quando Araçatuba fará 109 anos.

A empresa venceu a licitação no valor de R$ 790.843,04 para fornecimento de materiais e instalação dos isolantes e drenos na nova área do aterro. A primeira parte da obra já foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e contemplou a abertura da célula e terraplanagem, que possui área de 22 mil m2 e, após sua conclusão, receberá por dia 180 toneladas de lixo.

Após o parecer favorável do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), o documento emitido pelo órgão ambiental era o último que a Prefeitura necessitava para dar a ordem de serviço de construção da nova célula.

O Aterro Sanitário entrou em funcionamento em maio de 2002 e está localizado no bairro Cafezópolis. No início eram depositadas diariamente cerca de 120 toneladas de lixo, quantidade que hoje é de 180 toneladas por dia. A empresa responsável pela gestão do lixo na cidade é também a Monte Azul Engenharia Ltda, que venceu recentemente licitação no valor de R$ 18 milhões para continuar à frente dos serviços de coleta e transporte de lixo, varrição, limpeza, lavagem e higienização de vias e logradouros públicos, operação e manutenção de unidade de triagem e operação, manutenção e monitoramento do aterro.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

Ultimas Noticias