Home Cidades Araçatuba Prefeito visita famílias na guerra contra escorpião

Prefeito visita famílias na guerra contra escorpião

9 tempo de leitura
0
0
24

Centenas de pessoas participaram da campanha de combate aos escorpiões, realizada na manhã de ontem, sábado, (23), em Araçatuba. Servidores municipais, agentes da vigilância epidemiológica, agentes de saúde e Tiro de Guerra participaram de uma varredura em 68 escolas municipais e 9 escolas estaduais e seus arredores. Na escola em que uma criança passou mal e depois morreu, a secretária Silvana de Souza disse que as escolas são ambientes seguros.

A campanha também mobilizou pais de crianças matriculadas nas escolas, a fim de orientar sobre a prevenção dos escorpiões em casa e os procedimentos em caso de picada ou suspeita de acidente escorpiônico. O prefeito Dilador Borges e a vice Edna Flor participaram das ações realizadas na Emeb Professora Leila Cristina de Freitas Machado, no bairro Porto Real I. O presidente da Câmara Municipal, Rivael Papinha, e o vereador Gilberto Batata Mantovani, também estiveram presentes, bem como a secretária da Saúde, Carmem Guariente.

Após orientar as mães presentes na escola, o prefeito e as autoridades visitaram as casas do entorno da escola, distribuindo panfletos e orientando sobre a importância de manter o quintal limpo e livre de entulhos. “Se cada um mantiver o seu quintal limpo, todas as casas ficarão livres dos escorpiões”, ressaltou Dilador.

Moradores de ruas próximas à escola afirmaram que é constante a presença dos escorpiões na região. Em uma das casas, foram encontrados 20 vezes. “Muitas casas têm entulhos e os escorpiões sempre aparecem, Tenho muito medo”, afirmou Danielen Meri da Silva.

Outro ponto que o prefeito frisou foi que, em caso de picada de escorpião ou suspeita, a população não deve ir direto à Santa Casa. “O correto é chamar o SAMU, procurar o pronto socorro ou a UBS mais próxima. Esses locais estão preparados para verificar a gravidade da situação e então encaminhar para a Santa Casa”, explicou.

O alerta foi feito porque espalhou-se nas redes sociais que as pessoas com suspeita de picadas deveriam ir direto para a Santa Casa, por ser o único local onde o soro antiescorpiônico pode ser aplicado. “A Santa Casa é um hospital de alta complexidade, para onde devem ser encaminhados somente casos em que seja realmente necessário o atendimento para não sobrecarregar o hospital e atrapalhar outros atendimentos de casos graves”, orientou o prefeito.

VISTA VERDE

Após a ação no Porto Real I, Edna Flor seguiu para acompanhar o mutirão na escola Maria Helena de Freitas Carli, no bairro Vista Verde. Foi nesta escola que o menino Samuel de França Souza, que morreu na última semana, passou mal antes de ser atendido pelo SAMU e ser levado para pronto-socorro e depois a Santa Casa. No local, a secretária de educação, Silvana de Souza, afirmou que as escolas da cidade são seguras porque ações de varredura para evitar escorpiões e outros animais são constantes.

“Até hoje só houve um caso confirmado de morte por picada de escorpião e esse acidente não aconteceu em nenhuma escola municipal, foi na rua. A escola não é o ambiente de risco, o risco existe em qualquer lugar”, afirmou.

A Vigilância Epidemiológica fez uma varredura na escola Maria Helena de Freitas Carli e num raio de 200 metros, assim que Samuel passou mal e não foi encontrado escorpião nas imediações nem na escola. Esse é um procedimento comum quando há reclamações de presença do animal. Por dia são registradas na vigilância 6 ocorrências em média.

AUMENTO DE ESCORPIÕES

O diretor da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Alexandre Cândido Alves, explicou que houve em 2017 um aumento de 7% no aparecimento de escorpiões em Araçatuba. Segundo ele isso aconteceu por causa do calor e do clima seco.

“Os escorpiões se alimentam de baratas e, por causa do calor e do tempo seco, elas saem dos esgotos para a superfície. Consequentemente, o escorpião sai também em busca do seu alimento”. Alexandre também ressaltou que os escorpiões só atacam as pessoas caso se sintam ameaçados.

Sobre a utilização de venenos ou inseticidas, ele orientou que o ideal é não utilizar. “O escorpião tem um mecanismo que fecha suas vias respiratórias quando entra em contato com o veneno. Então, ele não vai respirar enquanto o cheiro não passar. Ele não vai morrer, só vai ficar mais feroz”, detalhou.

AMBIENTE PROPÍCIO

Locais com entulho, tijolos e madeira são propícios para criadouros de escorpiões. A vigilância epidemiológica orienta que, além de evitar esses materiais em casa, a população deve tampar ralos, pias e canos, limpar periodicamente caixas de gordura e desencostar móveis das paredes.

Karen Mendes

Load More Related Articles
Load More By marcio123rocha
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desvendando o Fenômeno: O sucesso Avassalador dos Jogos Crash no Brasil

Descubra como os jogos de Crash conquistaram o Brasil, oferecendo emoção e prêmios em site…