Praça Rui Barbosa é um marco da cidade

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A história da Praça Rui Barbosa é faz parte da colonização da cidade. Nos primeiros anos era chamada de Largo Cristiano Olsen. O atual nome foi oficializado em 1924, durante o governo do prefeito Hermílio de Magalhães Pinto. Ao longo de décadas, a praça passou por profundas mudanças, mas sempre foi muito frequentada. Depois da última revitalização, a praça voltou a atrair a população. É comum ver noivas fazendo fotos na praça.
O desenho arquitetônico da Praça Rui Barbosa foi influenciado pela Praça Charles de Gaulle, localizada na cidade de Paris na França. Nas décadas seguintes, a praça ganhou importância nacional. Nos bancos da Praça Rui Barbosa (ou praça do Boi), os pecuaristas e proprietários rurais se reuniam para fazer negócios. Compra e venda de gado e de propriedades. Na praça os pecuaristas definiam o preço da arroba do boi que iria influenciar em todo o país. Esse movimento diferenciado durou mais de 30 anos.
Até hoje é muito comum ver pessoas na praça, que apresenta grande circulação de pessoas, pois é acesso ao calçadão, principal núcleo comercial da cidade.
As cidades podem ter dezenas de praças, mas algumas ficam na memória das pessoas. Assim é a Praça Rui Barbosa, referência para quem visita Araçatuba.
A praça foi reinaugurada em 29 de junho de 2014. Neste período, com a reativação da fonte, a praça voltou a ganhar importância. Constantemente são realizados eventos culturais e sociais.


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Participantes do Projeto “Viver Bem” farão trilha na cascalheira 

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS Os participantes do Projeto “Viver Bem” terão a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *