PONTO DE VISTA

Primavera, Qualidade de Vida e Saúde!!

Um dia após à Festa Anual das Árvores (Dia da Árvore), o dia 22 de setembro de 2020 (terça-feira) foi marcado pelo fim do inverno e início da Primavera no hemisfério Sul que se estenderá até o dia 21 de dezembro. Muito será dito sobre o Equinócio (do latim = noites iguais) da Primavera, período em que o Sol atravessa o Equador do hemisfério Sul para Norte. Nessa passagem o dia e a noite possuem o mesmo tempo de duração de 12 horas, ou seja, o Sol nasce e se põe na mesma hora do dia.
Nesta estação do ano ocorre o florescimento de muitas espécies de plantas, quando se espera que a natureza se embeleze e presenteie a humanidade com as cores e perfume das flores, podendo ser entendido, simbolicamente, como uma atitude de gratidão externada pelos seres arbóreos e outros, assim como uma mensagem de que precisam ser cuidados, protegidos e respeitados.
Um exemplo bem ilustrativo de florada colorida e exuberante, pode ser observado na bougainvillea spectabilis, popularmente conhecida com – primavera – que é nativa do Brasil. Trata-se de um arbusto espinhento, que dá cachos de flores brancas ou amarelas pequeninas, mas que são recobertas por folhas que se diversificam no colorido e dão um show de beleza, nas tonalidades vermelha, branca, lilás, amarela, roxa, laranja, tijolo, rosa. Normalmente são vistas como cerca viva, em muros, fachadas e em caramanchão. Apesar de atingir até 5 metros, pode ser cultivada como bonsai e assim torna-se ornamento interior de casas e apartamentos.
A influência desta estação nas pessoas pode despertar o significado de renovação e esperança, pois muitas plantas e árvores que aparentavam mortas iniciam seu período reprodutivo e renascem com brotos de folhas e flores deslumbrantes (lembrei dos Ipês floridos). Essa energia desprendida pela natureza é suficientemente capaz de estimular visão, audição, olfato, tato e provocar emoções de felicidade, alegria, realização, por conseguinte, sentimentos de empatia, afeto e gratidão.
Importa lembrar que um presente pode vir na forma de um sorriso, um abraço, um beijo, uma palavra, um gesto discreto. No caso de estar sendo oferecido pela natureza, resta esperar do receptor (ser humano) uma retribuição na forma de contemplação e preservação. Como tudo isso promove sensação de bem-estar e prazer, assim como de felicidade, realização, motivação, pode-se dizer que em muito está sendo fortalecida a Qualidade de Vida e a Saúde das pessoas.
E como bem cantou Beto Guedes: Quando entrar setembro / E a boa nova andar nos campos / Quero ver brotar o perdão / Onde a gente plantou / Juntos outra vez (…) Sol de primavera / Abre as janelas do meu peito / A lição sabemos de cor / Só nos resta aprender. Assim como bem pensou Clarice Lispector – “Sejamos como a primavera que renasce cada dia mais bela… Exatamente porque nunca são as mesmas flores” ou Cecília Meireles – “Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira. ”
Feliz Primavera!!!

Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA
Comandante do Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, Bacharel em Direito e Especialista em Direito Ambiental e Bacharel em Psicologia – Abordagem Centrada na Pessoa (ACP).

Veja também

Vai dar samba?

Cinthya Nunes Carnaval de rua cancelado aqui em Sampa. As centenas de blocos que já …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *