PONTO DE VISTA

Alimentação, Qualidade de Vida e Saúde!!

PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA

A alimentação consiste em um processo de ingestão de alimentos pelo qual os organismos (animais e vegetais) e os microrganismos absolvem nutrientes essenciais à preservação da vida, ao desenvolvimento, crescimento, reprodução, etc. Por esta compreensão é possível perceber sua importância para manutenção, não somente em relação às funções vitais, mas ainda como um fator cultural e social às pessoas, afinal muitos sentem prazer em cozinhar alimentos para familiares e amigos nos finais de semana.
Quando saudável contribui sobremaneira com o bem-estar físico e mental, além da prevenção e tratamento de doenças. Por isso que uma alimentação saudável tem sua importância por proporcionar uma série de benefícios, como a elevação da capacidade de concentração, maior disposição para as atividades diárias e combate à depressão e ao estresse. Mantido um equilíbrio entre a quantidade e qualidade dos alimentos, pode-se dizer que “Saúde e Vida Longa” estão garantidos.
Em tempos de pandemia, manter o sistema imunológico fortalecido torna-se essencial, e a alimentação saudável constitui-se em uma estratégia de defesa para o organismo, para tanto, explorar a pirâmide alimentar, estimular bons hábitos de alimentação, descobrir receitas saborosas, substituir alimentos industrializados pelos naturais e frescos, pode assegurar uma maior resistência.
Não é preciso ter na ponta da língua a classificação dos alimentos, bem como saber distinguir os macronutrientes (carboidrato, gordura e proteína) dos micronutrientes (vitaminas e minerais), mas tão somente saber juntá-los nas refeições dentro de uma proporção equilibrada ou balanceada.
O Ministério da Saúde destaca como princípios da alimentação saudável a Variedade, a Moderação e o Equilíbrio. Considerando que há uma certa dificuldade para saber se a refeição realizada atende a estes princípios, o órgão passou recomendações, por faixa etária, a partir da Pirâmide dos Alimentos criada pelo Departamento de Agricultada dos EUA. Deixo essa indicação para leitura.
Em linhas gerais as recomendações são as de sempre: fazer as 3 refeições principais diárias e nos intervalos pequenos lanches, ingerir água ao longo do dia (jamais substituir por refrigerantes), comer frutas, legumes, verduras, cereais, carnes, ovos, leite e derivados, reduzir consumo de óleo, sal e açúcar, evitar frituras e gorduras. Moderação com as bebidas alcoólicas.
Saborear o alimento também é essencial para tanto fazer as refeições calmamente (evitar TV, celular, WhatsApp), lembrar que muitas vezes demandas emocionais (ansiedade, frustração, estresse, tristeza, etc) levam as pessoas a buscarem compensações nos alimentos, especialmente nos doces e à noite no famoso assalto às geladeiras. No mais um(a) nutricionista poderá ajudar muito.
Quando decidir começar parabéns, Saúde e Vida Longa.
Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA
Comandante do Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo
Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
Bacharel em Direito e Especialista em Direito Ambiental
Bacharel em Psicologia – Abordagem Centrada na Pessoa (ACP)

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