Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Festa das Ações LR1
    Trending
    • Agentes comerciais da GS Inima Samar participam de treinamento para prevenção de acidentes com cães
    • Alça de saída da SP-300 é interditado em Birigui
    • Prefeitura de Araçatuba vai enviar à Câmara projeto de lei que pretende pagar denunciantes de descarte irregular de lixo
    • Avenida terá faixas de pedestre revitalizadas nesta sexta-feira
    • Corregedoria investiga possível caso de assédio sexual envolvendo servidor municipal e adolescente
    • Corpo carbonizado é encontrado no bairro São José; Polícia Civil investiga o caso
    • Homem é morto após reagir a abordagem policial no Atlântico
    • DICAS DE SÉRIES E FILMES – War
    Festa das Ações LR1
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»PONTO DE VISTA
    Araçatuba

    PONTO DE VISTA

    By jornalistacrispim28 de janeiro de 2021Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Psicoterapia, Qualidade de Vida e Saúde.

    As ciências Humanas, Sociais e Biológicas estão em constantes movimentos a fim de desenvolver meios para evitar, remediar e restabelecer o (des)equilíbrio das pessoas e assim proporcionar uma vida com qualidade. Isto pode ser melhor conferido pelo trabalho que realizam os terapeutas, enfermeiros, médicos, dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos, educadores físicos, professores, pedagogos, policiais, etc.
    Nesse contexto a Psicoterapia se apresenta como um tratamento, baseado na relação de confiança entre uma pessoa e um(a) psicólogo(a), voltada para facilitar reflexões e encontrar significados aos fenômenos vivenciados no cotidiano, além de se propor a minimizar um sofrimento ou dor emocional ligada as questões pessoais, familiares, conjugais, profissionais, sociais, enfim de relacionamentos.
    Os procedimentos utilizados pelo(a) psicólogo(a) criam um ambiente facilitador com empatia, aceitação e respeito para que a pessoa possa encontrar em si recursos e meios para identificar e solucionar situações de conflitos, traumas emocionais, problemas ou distúrbios físicos ou emocionais, sendo tudo realizado considerando, especialmente, o potencial da própria pessoa em se curar.
    Pode ser feita individualmente, em casal, família ou grupo, a depender da necessidade da pessoa, independentemente de gênero e idade, e não há qualquer restrição sobre os conteúdos a serem falados, sendo estes escolhidos livremente pelo cliente, que é quem sabe o que o incomoda ou adoece, em sua intimidade.
    No geral, as sessões acontecem semanal ou quinzenalmente, mas pode ocorrer de serem necessárias até duas vezes na semana, em situações mais complexas e há também as situações emergenciais. Sobre a duração, se meses ou anos, dependerá da situação e, especialmente, de cada pessoa. Para que não haja prejuízo ao tratamento, o mais adequado é que as sessões não tenham intervalos longos, pois isso compromete a progressão e os resultados desejados. Portanto, não há uma receita pronta e o paciente poderá encerrar o tratamento no momento que desejar.
    Importante lembrar que a psicoterapia está protegida pelo sigilo e ética profissional, ou seja, o(a) psicólogo(a) é proibido de fazer qualquer comentário com outra pessoa sobre o paciente, suas falas e mais ainda de julgá-lo pelo jeito de ser, pensar, comportar-se, seus valores, crenças, religião, etc.
    Por esta prática, que não é meramente um bate papo ou desabafo, é desenvolvido o autoconhecimento, priorizada a autoestima, a autoconfiança, a autocrítica, a espiritualidade, pois durante as sessões muitas são as reflexões que faz a pessoa questionar-se, como exemplo: “por que estou sentindo isto”, “que provocou este sentimento em mim”, “por que estou agindo assim”, “por que tomei esta decisão e fiz isto” “por que estou me sentindo infeliz”, “sou uma pessoa agradável”, “quem sou eu realmente”. Enfim, o(a) psicólogo(a) facilita e estimula a pessoa buscar respostas em de si mesma para seus problemas.
    Com isto a pessoa passa a se permitir e respeitar mais, o que leva a um estado de maior realização, serenidade e felicidade, reduzindo o estresse, ansiedade, tristeza, depressão, etc., desse modo proporcionando melhores condições para sua Saúde e Qualidade de Vida.

    Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA
    Comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo
    Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
    Bacharel em Psicologia, Direito e Especialista em Direito Ambiental

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleAraçatuba tem quatro novas mortes em decorrência da covid-19
    Next Article Araçatuba acompanha tendência nacional e tem aumento de casos de depressão e ansiedade
    jornalistacrispim

    Related Posts

    Araçatuba

    Agentes comerciais da GS Inima Samar participam de treinamento para prevenção de acidentes com cães

    8 de outubro de 2026
    Araçatuba

    Prefeitura de Araçatuba vai enviar à Câmara projeto de lei que pretende pagar denunciantes de descarte irregular de lixo

    8 de outubro de 2026
    Araçatuba

    Avenida terá faixas de pedestre revitalizadas nesta sexta-feira

    8 de outubro de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.