PONTO DE VISTA

Compartilhe esta notícia!

Música, Qualidade de Vida e Saúde!!

Dias atrás ao me preparar para mais um treino de corrida de rua, como faço de costume ao final das tardes, verifiquei que havia esquecido os fones de ouvido e que por isso ficaria sem poder ouvir as músicas e canções que reforçam o prazer e a motivação para a prática desta e de outras atividades do dia-a-dia.
Iniciei o treino e confirmei ao final o que já sabia, que a sensação de cansaço seria maior que ele próprio, que o tempo demoraria para passar, que o ritmo e desempenho diminuiriam. Percebi também o quanto podemos ser influenciados ao ouvir uma música ou uma canção, em quaisquer contextos e circunstancias.
Vários estudos científicos explicam que nosso corpo responde fisiologicamente diante de um estímulo musical. Para o psicólogo William James, ao percebermos um estímulo emocional (uma música), há um aumento da atividade do sistema nervoso autônomo simpático e somático. Isto talvez nos faz compreender, minimamente, porque essa combinação de sons e silêncios de maneira organizada e estruturada por um ritmo, uma harmonia instrumental e uma melodia vocal, seja tão poderosa.
A ciência também demonstrou que a música produz efeito sobre a frequência cardíaca e a pressão arterial, que quando relaxante reduz a frequência cardíaca e diminui a pressão arterial, e quando em ritmo acelerado provoca aumento de ambas.
Outros efeitos já foram observados, como por exemplo, alívio da ansiedade (em 65%), redução do estresse, dos sintomas de depressão, do limiar de dor, além disso na promoção do bom humor, na cura de dores emocionais, na motivação para malhação, na melhoria do sono, no resgate das saudades de bons momentos, sobretudo da juventude, dentre outros.
Por estes breves apontamentos é razoável pensar que a música pode representar um remédio para o EU Psicológico, Biológico, Social e Espiritual e na promoção de Saúde e Qualidade de Vida. Então sugiro que faça uma experiência e sinta no que essa vibração sonora pode contribuir na sua vida.
Eu já a fiz e posso dizer que foram significativas em muitas ocasiões. Boa sorte, sucesso, Saúde e Vida Longa!
. Finalizando 2020, desejo Boas Festas com muita Saúde, Paz e Vida Longa com Qualidade.

 

Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA
Comandante do Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo
Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
Bacharel em Psicologia, Direito e Especialista em Direito Ambiental


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Banco de Sangue de Araçatuba convoca doadores

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA O Banco de Sangue de Araçatuba faz um apelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *