Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Trending
    • Pesquisa do Sebrae-SP mostra que Festas juninas devem beneficiar cerca de 64 mil pequenos negócios em São Paulo 
    • DICAS DE SÉRIES E FILMES – Day One
    • DORAMEIROS – Big Mouth: De Vigarista a Vingador
    • Plenária Municipal de Saúde é marcada por homenagens e construção de propostas para fortalecimento do SUS
    • Secretaria de Cultura encerra programação do Juninão 2026 com festa gratuita na Praça João Pessoa
    • Sebrae Móvel promoverá atendimento gratuito em Clementina 
    • Guararapes realiza Plenária Municipal de Saúde para a 10ª Conferência Estadual e 18ª Conferência Nacional de Saúde
    • Servidores terão expediente encerrado às 12h na segunda-feira devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Plenária Municipal de Saúde é marcada por homenagens e construção de propostas para fortalecimento do SUS
    Araçatuba

    Plenária Municipal de Saúde é marcada por homenagens e construção de propostas para fortalecimento do SUS

    By dfernandesmr26 de junho de 2026Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Da Redação – Araçatuba

    Mais de 120 pessoas, entre gestores, prestadores de serviços, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram da Plenária Municipal de Saúde, realizada na manhã desta quinta-feira (25), no Auditório Papa Francisco, no UniSalesiano.

    A iniciativa foi promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (Comus) de Araçatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, como etapa municipal da 10ª Conferência Estadual de Saúde e da 18ª Conferência Nacional de Saúde.

    Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a plenária foi realizada com o objetivo de reunir diversos segmentos da sociedade para a avaliação da situação da saúde e construção de propostas visando o aprimoramento das políticas públicas.

    Compuseram a mesa de autoridades a vice-prefeita Nice Zucon; a secretária municipal de Saúde, Lucila Bistaffa; o presidente do Comus, Thiago Henrique Braz Mendes; e o vereador e presidente da Comissão de Saúde de Câmara, Damião Brito.

    Também estavam presentes Ana Carolina Covolo Braga do Departamento Regional de Saúde (DRS-2); o provedor da Santa Casa, Everton Santos; Sandra Cristina Rodrigues Daher, representando os trabalhadores da saúde; e Luciana Oliveira Beck, representando os usuários da saúde.

    Honraria

    Um momento de destaque foi a entrega da Honraria de Participação Popular em Saúde “Walter Francisco Barros”, concedida a conselheiros e ex-conselheiros do Comus pela relevante contribuição para o fortalecimento do controle social, da participação popular e defesa do SUS.

    Foram homenageadas 15 pessoas, sendo sete usuários, quatro trabalhadores da saúde e quatro gestores/prestadores de serviços, com mais de oito anos de atuação no Comus ou com mais de 65 anos, bem como ex-presidentes, conforme previsto em resolução (veja a lista completa abaixo).

    Propostas

    Após a palestra sobre a importância da vacinação ministrada pela diretora da Vigilância Epidemiológica, Priscila Cestaro, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para as discussões dos eixos temáticos e elaboração de propostas nos âmbitos municipal, estadual e federal.

    Os debates foram organizados em quatro eixos temáticos: democracia e saúde como direito e soberania; financiamento adequado do SUS; desafios com emergências climáticas e justiça socioambiental; e organização do cuidado e gestão da saúde.

    As propostas foram avaliadas e aprovadas em plenária, resultando na definição de uma diretriz por eixo que serão encaminhadas para a etapa estadual e nacional. Também forem eleitos os noves delegados que representarão Araçatuba na Etapa Macrorregional, que acontecerá em 2027.

    Homenageados com a Honraria de Participação Popular em Saúde Walter Francisco Barros:

    Usuários da Saúde

    •     Thiago Augusto Gon Barros (filho de Walter Francisco Barros)

    •     Albertino de Lima (ex-presidente do Comus)

    •     Lenira Sônia Borgeth

    •     Luci de Fátima Ferreira Gallego

    •     Sidney Freitas Ribeiro

    •     Eliana Vincolete da Silva

    •     Luciana Oliveira Beck

    Trabalhadores da Saúde

    •     Ricardo Wagner Ferrari Machado (ex-presidente do Comus)

    •     Celso Antunes Machado

    •     Neusa Correia da Silva

    •     José Monteiro dos Santos

    Gestor / Prestador

    •     Antônio Domingos de Camargo

    •     Priscila Nogueira de Morais Cestaro

    •     Martha Maria Calixto Marques de Oliveira

    •     Marcos Adriano Mantovan

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleSecretaria de Cultura encerra programação do Juninão 2026 com festa gratuita na Praça João Pessoa
    Next Article DORAMEIROS – Big Mouth: De Vigarista a Vingador
    dfernandesmr

    Related Posts

    Araçatuba

    Secretaria de Cultura encerra programação do Juninão 2026 com festa gratuita na Praça João Pessoa

    26 de junho de 2026
    Cidades

    Sebrae Móvel promoverá atendimento gratuito em Clementina 

    26 de junho de 2026
    Cidades

    Guararapes realiza Plenária Municipal de Saúde para a 10ª Conferência Estadual e 18ª Conferência Nacional de Saúde

    26 de junho de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.