24.1 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 17, 2022

Picadas de escorpião mantém alta média de ocorrências em Araçatuba

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O município de Araçatuba mantém média acima de 3 casos de acidentes escorpiônicos por dia. Os dados foram divulgados pela saúde do município nesta sexta-feira (15).

De acordo com os dados, até esta semana, foram 684 casos de picadas de escorpião na cidade em 196 dias. Isso dá uma média de 3,48 casos diários na cidade.

Até agora são 34 ocorrências no mês de julho. O mês que mais teve casos foi abril, com 129. Em nenhum dos meses o número de picadas ficou abaixo de 100, sendo que junho, com uma centena de casos, e janeiro e maio, com 101 cada, foram os meses com o menor índice. 

Em 2021, foram 1.295 casos, enquanto em 2020 foram registras 1.439 picadas. Não houve mortes nos três últimos anos na cidade, segundo dados da série histórica.

Os últimos casos de mortes registrados em Araçatuba foram em 2018, quando houve duas ocorrências fatais, uma em abril, de uma criança de 5 anos, e outra em novembro, de uma criança de 9 anos. 

Crianças, donas de casa e pessoas que trabalham em construção civil e com manipulação de produtos hortifrutigranjeiros fazem parte do grupo de maior risco.

Em crianças, os casos costumam ser mais graves devido à relação entre o veneno inoculado pelo escorpião e baixo peso da criança. Quanto menor a criança, maior risco ela corre de evoluir para um caso mais grave ou fatal.

Cuidados

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses de Araçatuba, o cuidado com os escorpiões deve ser redobrado durante todo o ano.

O escorpião prefere lugares e a temperatura seca, e por isso costuma deixar os ralos, que sempre ficam úmidos, para se esconder dentro das casas, em roupas, sapatos, e outros locais.

A utilização de telas nas janelas e ralos; observação cuidados dos sapatos antes de calçá-los ou das roupas antes de vesti-las; e o batimento de roupas de cama; além do recolhimento de entulhos, são algumas das medidas mais eficientes para evitar a surpresa de um ataque do pequeno animal.

1

Ultimas Noticias