Home Cidades Araçatuba Os eleitores serão identificados pelas digitais nas Eleições 2020

Os eleitores serão identificados pelas digitais nas Eleições 2020

3 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Araçatuba está entre as 10 maiores cidades do time das 478 que realizam a biometria obrigatória no Estado de São Paulo. De seus 144.316 eleitores, 75.920 (52,6%) cadastraram as digitais. Os demais eleitores, cerca de 68 mil pessoas, devem se adiantar e já se cadastrar para evitar as longas filas, típicas do fim do prazo.
Na disputa eleitoral de 2020, os eleitores de Araçatuba já serão identificados pelas digitais ao votar, reforçando a segurança do processo eleitoral. Quem não fizer a biometria terá o título cancelado. A data-limite é 19 de dezembro.
O eleitor que tiver dúvida se já fez o procedimento, basta checar em seu título se está escrito “identificação biométrica” no canto superior direito.

Eleitor com mais de 70 anos
O eleitor com mais de 70 anos deve fazer a biometria para votar nas eleições municipais de 2020. Como o voto para ele é facultativo, não há implicações na sua vida como cidadão caso não faça o procedimento, exceto a impossibilidade de votar.

Cancelamento do título
O cancelamento do título eleitoral impede o cidadão de obter carteira de identidade e passaporte, fazer matrícula em instituição de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo, obter empréstimos em instituições públicas, tomar posse se aprovado em concurso público, entre outras restrições civis.

Entenda a biometria
A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor na hora do voto, uma vez que as impressões digitais de cada indivíduo são únicas. O procedimento envolve, além da coleta das digitais, fotografia, assinatura e revisão de dados. O procedimento dura no máximo 15 minutos.

Santo Antonio do Aracanguá
A biometria é obrigatória também em Santo Antonio do Aracanguá, que pertence à 299° Zona Eleitoral de Araçatuba. Do eleitorado de 6.648, 4.061 (61%) tiveram as digitais coletadas.
O eleitor é atendido no Posto de Atendimento Eleitoral localizado na Prefeitura do município. O prazo final é 19 de dezembro.

 


Compartilhe esta notícia!