RGANIZAÇÃO - Luciane Pinese (ao centro), presidente da UECAR, durante a manifestação

Organizadora da carreata afirma que participação da população foi “excepcional” e apoia abertura de restaurantes no período noturno

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Em conversa com a reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, a presidente da UECAR, a União das Entidades de Classe de Araçatuba e Região, Luciane Pinese, avaliou como “excepcional” a participação da população de Araçatuba na carreata “Araçatuba Unida Pela Vida”, que foi realizada no último sábado, dia 1º de maio.

A carreata reuniu 620 carros, 54 motos, 6 caminhões e cerca de 2 mil pessoas, que se manifestaram em favor da liberdade de trabalho, do comércio, da liberdade religiosa e em favor do presidente Jair Bolsonaro.

De certa forma, apesar de ter sido um movimento que uniu todas as entidades de Araçatuba, com diferentes pautas, em uma só manifestação, ela afirma que se surpreendeu com a adesão da população à carreata.

“A minha avaliação é que a participação da população foi excepcional, a população interagiu bastante com a gente, foi surpreendente, eu até achei que não fosse ser tanto e foi muito. Uma grande parte da cidade apoiou este movimento, eles aplaudiram”, disse Luciane em entrevista à reportagem.

O evento não contou com nenhum incidente e o trajeto foi feito de forma tranquila e teve duração de aproximadamente duas horas, movimentando o 1º de maio e não prejudicando a população em um dia útil de trabalho, já que era feriado.

Luciane afirma que a UECAR seguirá atenta aos próximos movimentos do governo após este protesto. Segundo ela, se for necessário, pode haver novas manifestações em favor do direito do comércio e dos serviços de Araçatuba. Porém, por hora, isso não deve acontecer.

“A gente vai analisar cada caso. Nós não podemos fazer movimentos sem ter uma pauta, sem ter um motivo pra isso. Nós não podemos fazer outros movimentos que enfraqueçam este movimento que foi muito positivo, muito grande, então temos que pensar bem” afirmou Luciane sobre ter novas carreatas já nos próximos dias.

Apoio à extensão do horário

Além de presidente da UECAR, Luciane Pinese também é dona do restaurante Brunoise Bar & Gastronomia, em Araçatuba, que tem boa parte de sua clientela no período noturno. Com isso, seu estabelecimento, assim como tantos outros, está entre os mais prejudicados pelas restrições impostas pelo governo do estado e pela prefeitura durante a pandemia.

Atualmente, a fase de transição do Plano São Paulo permite apenas a abertura até 20h, prejudicando os serviços que necessitam do atendimento noturno para manter o fluxo de caixa.

Por conta disso, Luciane também ajudou na elaboração do comunicado, que foi entregue à Câmara Municipal, à Prefeitura de Araçatuba, à Promotoria da Saúde, e às vigilâncias estadual e municipal, avisando sobre a volta do atendimento presencial de restaurantes noturnos no município até às 23h a partir do próximo dia 9.

O texto do comunicado foi desenvolvido em parceria com outros organizadores e com o sindicato da categoria. Para Luciane, quanto mais tempo os estabelecimentos ficarem abertos, menor será a possibilidade de aglomeração.

“Nós ajudamos a desenvolver este comunicado que vai ser entregue às autoridades pedindo a abertura dos restaurantes até as 23h, porém, eu acho que a abertura deveria ser total. Acho que deveria trabalhar normalmente, porque quanto mais você restringe os horários, mais você causa possibilidade de aglomeração”, afirmou Luciane.

A empresária convoca os donos de bares e restaurantes a apoiarem esta atitude de voltar ao atendimento noturno no domingo.

“A partir do dia 9 nós vamos convocar todos os comerciantes de bares e restaurantes e nós vamos estar lá apoiando este movimento, vamos abrir a partir do dia 9”, enfatizou Luciane Pinese.

Segundo texto enviado aos órgãos públicos, a abertura deve ocorrer seguindo protocolos sanitários de até 25% de capacidade dos estabelecimentos, além da utilização de máscaras e álcool em gel por funcionários e consumidores.


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Em visita a Araçatuba, deputado Arthur do Val confirma intenção de concorrer ao governo do estado

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA O deputado estadual Arthur do Val (Patriota) confirmou durante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *