Diego Fernandes – Araçatuba
Dezenas de profissionais da saúde, representantes de municípios da região, e políticos, participaram do primeiro dia da Oficina Macrorregional de Saúde, que ocorreu nesta quinta-feira (13), no Unisalesiano, em Araçatuba.
O evento contou com a participação de autoridades de Araçatuba, como a vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor, e a secretária de saúde, Carmen Guariente, além de vários prefeitos, vices e secretários regionais, vereadores como Dunga e Luis Boatto, além do diretor do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba, Francisco Bassalobre, e o deputado estadual Itamar Borges (MDB), que faz parte da Comissão de Saúde na Alesp.
Também fizeram parte da mesa o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde e secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho, e o consultor da Organização Pan-Americana de Saúde e coordenador do Projeto de Regionalização, Renilson Rehem.
Durante o dia todo foram feitas explanações sobre o processo de regionalização e o papel de cada município neste projeto.
A edição de Araçatuba foi a sexta da oficina, que já ocorreu Presidente Prudente, Bauru, Marília, Taubate e São José do Rio Preto.
Atualmente, os municípios aplicam até 40% do seu orçamento na saúde, mas, devido à falta de integração das unidades, muitas vezes o cidadão ainda não tem suas necessidades atendidas.
O projeto prevê a adequação dos ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais às necessidades regionais, efetivamente descentralizando o sistema de saúde.
“A regionalização é a completa reestruturação da rede de saúde pública. Vamos identificar quais são os principais problemas de cada região e alterar as métricas de distribuição de recursos. Isso por meio da criação de redes regionais de serviços de saúde que englobam um determinado número de municípios”, apontou o Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.
O objetivo do programa é a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços, fazer as filas andarem e reduzir a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento.
A Oficina da Regionalização da Saúde – Macrorregional de Araçatuba é um evento realizado em dois dias. Nesta quinta-feira (13), ocorreram painéis sobre o Projeto de Regionalização, reuniões de diagnóstico da Assistência Primária à Saúde (APS) e apresentação dos problemas assistenciais e de acesso à saúde na região. Na sexta-feira (14), prosseguem os trabalhos dos grupos para apresentar propostas e relatórios sobre as questões trabalhadas e reapresentação do cronograma de atividades do projeto.



