O sonho de rei que virou realidade

Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

São, pelas suas contas, 23 anos de uma relação com o carnaval. No caminho desta trajetória, ele já incorporou diversos personagens. Foi ritmista, autor de samba-enredo, figurinista, mas um papel ainda era um sonho para Wallace Telles desempenhar: ser rei momo. Neste ano, finalmente, ele será a autoridade maior da festa.
Para viver os dias de majestade, este pintor de 35 anos de idade, atualmente desempregado, já está preparado. Em sua casa, no bairro Atlântico 1, o rapaz acerta os últimos detalhes de sua fantasia – apenas a coroa, pelo menos até a tarde de ontem, estava por terminar. Até a tradicional chave da cidade já está em suas mãos.
O jovem rei assume o trono num momento em que o poder público e entidades carnavalescas falam em resgatar o carnaval de Araçatuba. Foi daí que Wallace recebeu o convite. Diferentemente de anos anteriores, desta vez, não houve concurso. Nem mesmo cachê há para esta figura que será presença obrigatória em todos os eventos oficiais do reinado de momo no município.

“Eu já concorri em carnavais antigos de Araçatuba, mas não havia tido a oportunidade. Sempre era muito concorrido. Um era dançarino, outro fazia teatro, outro era mais gordinho… E todos eles mereceram e se destacaram. Não questiono isso. Mas sempre sonhei”, diz o rapaz.
“Não teve custo nenhum para a Prefeitura nem para mim. Estou aceitando esse papel por causada realização de um sonho”, complementa o folião, que viveu momentos inesquecíveis no carnaval local. Em 2008, ano do centenário da cidade, ele foi compositor do samba-enredo da Sonho e Fantasia, escola de samba que chegava ao seu sétimo título consecutivo na ocasião. Ele foi ainda ritimista na bateria da Unidos da Zona Leste em seus primeiros anos.
No novo papel, ele acredita que será o rei momo mais leve da cidade. Pesa 85 quilos.
Justificando a verdadeira função da fantasia carnavalesca – de permitir a fuga da realidade, Wallace se prepara para uma rotina de celebridade nos próximos dias. Tem entrevistas marcadas. Vai tirar fotos com muita gente. Isso, além de estar presente na programação mantida pela Prefeitura, seja na Praça Rui Barbosa ou na Estação Cidadania.
EXPECTATIVA
Apesar da contenção de despesas do poder público em relação ao carnaval, Wallace está com uma boa expectativa para os dias de folia, os quais espera que seja marcado pela espontaneidade. Ele faz até uma comparação com o ano de 1969, quando o então prefeito João Batista Botelho, o Cuiabano, organizou o carnaval em apenas 15 dias com apoio da comunidade, conforme apontam registros da época.
E por falar em passado, com a fantasia que recebeu, reaproveitada de outros carnavais, Wallace pretende prestar uma homenagem a reis momos que marcaram a história do carnaval araçatubense, como André Primão, Ubiratan e João Navarro, este o condutor da corte carnavalesca por 23 anos na cidade.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Gestantes participam de palestra sobre saúde bucal

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – GUARARAPES   Seguindo todos os protocolos e medidas de segurança …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *