Da Redação – Araçatuba
No próximo sábado (19), o Ilan (Instituto Liberal da Alta Noroeste) promove em Araçatuba a palestra “Filosofia Objetivista e a sua utilidade prática em favor da sociedade”. O evento será ministrado no Mariá Plaza Hotel pelo professor de filosofia e autor de diversos livros sobre o tema, Dennys Xavier, um dos maiores especialistas brasileiros sobre essa vertente filosófica desenvolvida por Ayn Rand, uma escritora e filósofa russa-americana.
“O objetivismo enfatiza a importância do pensamento racional, da busca da felicidade pessoal e do respeito aos direitos individuais. O objetivismo oferece um conjunto de princípios morais e políticos que podem servir de base para a tomada de decisões éticas e para a organização de uma sociedade baseada na liberdade individual e no respeito mútuo”, afirma o professor.
Dennys Xavier é membro do Corpo de Especialistas do Instituto Mises Brasil – a entidade foi a principal referência para a fundação do Ilan –, já tendo sido diretor acadêmico da entidade, e coordenador-autor da série best-seller Breves Lições, que divulga o pensamento de autores liberais-conservadores não contemplados pelos currículos de universidades do país.
Autor e tradutor de dezenas de livros, artigos e capítulos científicos, é professor associado de Filosofia Antiga, Política e Ética da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor em Storia della Filosofia pela Università degli Studi di Macerata, tem Pós-doutorado em História da Filosofia Antiga pela Universidade de Coimbra, Pós-doutorado em Filosofia pela PUC-SP.
Tem passagens de pesquisa pela Universidad Carlos III de Madrid, Universidad de Buenos Aires, Trinity College Dublin, Università La Sapienza di Roma, Università di Cagliari. É membro da International Plato Society, membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), membro do GT Platão e Platonismo da ANPOF, membro do Centro do Pensamento Antigo (CPA-UNICAMP), membro fundador do Núcleo de Estudos em Filosofia Antiga e Humanidades (NEFAH), da UFU. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFU.
Sobre a filosofia objetivista e a palestra, Xavier concedeu entrevista exclusiva ao jornal O Liberal.
De fato, o que é a filosofia objetivista?
Trata-se de filosofia pensada sobre dois elementos fundamentais: razão e realidade; a razão como a faculdade que, por excelência, pode nos dar acesso às coisas como são (realidade), e não como gostaríamos que fossem. Tendemos a distorcer fatos para que caibam nas nossas visões de mundo. No Objetivismo, a busca é pelo fim daquela distorção. Olhar para os fatos, ainda que duros, pesados, e tomar as melhores decisões.
Onde, quando e em qual contexto histórico ela foi criada?
O Objetivismo foi originalmente pensado por Ayn Rand, uma das maiores (na minha opinião, a maior) pensadoras do século XX. Autora de diversos clássicos, Rand nasceu na Rússia czarista, viveu a revolução bolchevique (comunista) e fugiu para os Estados Unidos no fim da sua adolescência. Ao viver três experiências tão diversas, percebeu males comuns a elas: o coletivismo, os caprichos irracionais, o misticismo e a ignorância, terrenos férteis para a ascensão de regimes totalitários.
Quando você teve contato com a filosofia objetivista?
Conheci o Objetivismo por meio dos meus estudos sobre Aristóteles. Isso porque, segundo a própria Ayn Rand, o único filósofo que a influenciou foi exatamente Aristóteles. Desde então, não consegui mais parar de ler e estudar a autora. Impossível (insisto, impossível) passar inerte pela filosofia dela. Aliás, o seu best-seller “A revolta de Atlas” é considerado o segundo livro mais influente dos EUA, perdendo apenas para a Bíblia.
Quantos livros já escreveu sobre o tema? Qual o primeiro e quando foi publicado?
Já escrevi dois livros sobre ela, e mais tantos outros artigos, colunas, presença em podcasts, aulas, palestras. O interesse por Rand me faz viajar o país todo. Fico feliz, pelo país, por estarmos mais e mais em contato com Ayn Rand.
Consegue mensurar quantas palestras já ministrou, e desde quando, sobre o tema?
Sou palestrante e professor desde 1999. Certamente já ministrei, só sobre Objetivismo, mais de 300 palestras. E o ritmo vem aumentando, especialmente depois que um dos livros que publicamos no Brasil se tornou best-seller. Inclusive, chegou a frequentar a lista dos cinco mais vendidos em todas as categorias.
Dê exemplos práticos de como ela pode ser usada na rotina das pessoas.
Há dois sérios problemas que precisamos combater. O primeiro, de imaginar que ser egoísta é ruim. O egoísmo (desde que racional) está na base do processo civilizatório. Não vou me aprofundar muito aqui para não dar spoiler da minha palestra. Mas as pessoas acham que ser altruísta é algo lindo, desejável. Não é. O altruísmo está na origem dos maiores males sociais que já enfrentamos. Se as pessoas acordarem para isso, mudarão as suas vidas e, por via de consequência, a vida do país.
Quando e como conheceu o Ilan (Instituto da Alta Noroeste), e o que pensa de entidades como esta, que fomentam os ideais e as práticas liberais econômicas?
Conheci o Ilan por meio da intensa atuação do Rodrigo Andolfato, um grande defensor das liberdades individuais. Preciso deixar bem clara uma coisa: não forem iniciativas assim, estamos completamente perdidos. Nossos filhos e netos não passarão daquilo que já somos em grande medida: escravos, servos de estruturas estatais e coletivistas que nos parasitam. Por isso, faço votos sinceros de que o Ilan cresça, prospere e chegue a mais pessoas, não pelo bem do Ilan, mas pelo nosso próprio bem.
Serviço
– Evento: Palestra “Filosofia Objetivista e a sua utilidade prática em favor da sociedade”
– Palestrante: Professor e escritor Dennys Xavier
– Data: 19/08/2023 (sexta-feira)
– Horário: 19h30
– Local: Mariá Plaza Hotel (Sala Tratoria)
– Endereço: Rua Anhanguera, 3.909, Jardim Nova Iorque, Araçatuba (SP)
– Reservas: (18) 99146-1238

