22.5 C
Araçatuba
quinta-feira, junho 30, 2022

Nutrichef retorna pós-pandemia com noite disputada em novo laboratório

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Após dois anos, o Curso de Nutrição do Unisalesiano promoveu o Nutrichef, evento já tradicional na Instituição, mas que foi paralisado por conta da pandemia. Neste ano, ocorreu a 6ª edição da competição, com o nome de Nutrichef Esportivo.
O evento, baseado no programa de televisão Masterchef Brasil, aconteceu na noite do dia 26 de maio, no novo Laboratório de Técnica e Dietética do Unisalesiano. Tem como responsável a professora Daniela Navarro D’Almeida Bernardo, da disciplina de Nutrição Esportiva, apoio da professora Bruna Raniel, da disciplina de Gastronomia, e a supervisão da Coordenadora do Curso de Nutrição, Ariadine Pires.
O objetivo do Nutrichef é elaborar pratos gastronômicos que sejam nutritivos e saborosos, e que se encaixam no contexto esportivo, além de trabalhar de forma prática e dinâmica a interdisciplinaridade da Gastronomia e Nutrição Esportiva.
“A elaboração de pratos gastronômicos e nutritivos é uma das competências do profissional nutricionista. A aplicabilidade da gastronomia na Nutrição é mais do que criar pratos com bela apresentação, mas também que sejam balanceados, com bom aporte nutricional e controlados por um sistema de segurança alimentar”, explicou Daniela.

METODOLOGIA
No total, nove acadêmicos do 7º termo se dividiram em duas bancadas. Eles tiveram duas horas para elaborar e finalizar os pratos. Para isso, contaram com a ajuda dos chefs convidados: Cristian Cavazzana e Larissa Zeviane, do restaurante Santa Horta.
“Eles contaram com um elemento surpresa, a abóbora cabotiá, um ingrediente que não estava na lista de itens para elaboração”, frisou a docente.
Ao final, os pratos finalizados foram: bancada 1 – farofa de quinoa com espinafre, purê de abóbora cabotiá, filé de Saint Peter com crosta de aveia, confit de tomate cereja, e escondidinho de batata doce com whey, morangos e lâminas de castanha do Pará; bancada 2 – poke de grão de bico, vinagrete, ervilha frescas, abóbora cabotiá e abacate, escondidinho desconstruído de mandioca com frango e doce de banana com whey e nibs de cacau.
Após a apresentação dos pratos e avaliação, foram contabilizadas as notas e quem venceu foi o grupo da bancada 1, com nove pontos. A bancada 2 teve sete pontos. “O prato vencedor estava bem apetitoso, com uma boa aparência, as características sensoriais quanto ao sabor e textura da preparação deram um tom de equilíbrio para o prato”, justificou Daniela.
De acordo com a docente Bruna Raniel, a partir deste evento, nota-se a importância das técnicas de preparo de alimentos, bem como as relações de sabor. “O foco é no paladar e no desenvolvimento de receitas que harmonizem o aroma, o sabor e o aspecto visual”, completou.
Por sua vez, a coordenadora do Curso de Nutrição, professora Ariadine Pires, ressaltou que o NutriChef é um evento do Curso de Nutrição, que estabelece uma relação entre duas disciplinas específicas, a Gastronomia e, neste ano, a Nutrição Esportiva: por isso, NutriChef Esportivo.
“Mais do que criar pratos gastronômicos, no evento o aluno se depara com a pressão do tempo, a competitividade e a importância do trabalho em equipe. Daí, ele leva para a vida a importância do esforço coletivo e da confiança mútua para resolver problemas”, frisou.
Ao final, as professoras do Curso de Nutrição entregaram lembranças para todos os participantes e chefs convidados.

Ultimas Noticias