Número de casos triplica

Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – Araçatuba

Em apenas um dia, triplicou o número de casos notificados de coronavírus em Araçatuba. Boletim sobre a situação da doença, divulgado no final da tarde dessa terça-feira pela Prefeitura, mostra que o total já chega a 24 – no dia anterior, estava em oito. O cenário levou o prefeito Dilador Borges (PSDB) a decretar estado de emergência.
Da quantidade de suspeitos, 23 aguardam o resultado de exames que vão confirmar se os pacientes estão, ou não, com a covid-19. Em um dos casos, a doença já está descartada. Em todos eles, os sintomas começaram a se manifestar entre 28 de fevereiro e a última segunda-feira. Quase metade do volume apurado (onze) teve contato com pessoas supostamente infectadas, seja em Araçatuba, em outra cidade ou no exterior – Estados Unidos, Japão e países europeus. Outra parcela – quatro, ao todo – é formada por pessoas que viajaram recentemente. Os demais têm razões variadas – são moradores do município ou de pessoas que vivem em outras localidades.
Com a situação de emergência decretada, o chefe do Executivo espera estabelecer estratégia de acompanhamento aos pacientes do município que ingressaram no Brasil e se enquadraram nas definições de casos suspeitos e confirmados. Dilador espera ainda empreender medidas urgentes de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. O documento estabelece o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-nCoV) como mecanismo municipal de gestão coordenada da resposta à situação de emergência.
Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, o centro de operações terá o papel de planejar, organizar, coordenar e controlar medidas a serem empregadas durante o período de emergência. E ainda: encaminhar às autoridades relatórios das ações administrativas para combater esse problema, divulgar informações, manter diálogo com Estado, União e demais órgãos ligados à área da saúde.
Por fim, caberá à central apresentar propostas ao prefeito, acionar equipes de saúde, comprar bens e contratar serviços a fim de se enfrentar a situação e, diante dos resultados alcançados, encerrar o estado de emergência.

NOVAS PARALISAÇÕES
Antes da divulgação dos números, a terça-feira foi marcada pelo anúncio de mais suspensões de atividades em órgãos públicos. Logo pela manhã, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação divulgou que o Estádio Municipal Adhemar de Barros, muito usado pela população para caminhada e prática de exercícios físicos, estará fechado por prazo indeterminado desde ontem. O objetivo é evitar aglomerações de pessoas no local e seguir as normas e cuidados para evitar transmissões do corona. No dia anterior, a pasta já havia suspendido todas a suas atividades esportivas e culturais – como eventos e cursos.
À tarde, o Executivo informou que o Atende Fácil – localizado na rua Oscar Rodriges Alves, no Centro – passou a contar com novo horário de atendimento desde ontem: de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.

VAZIO
Durante o dia, eram perceptíveis a precaução e o temor provocados pelo coronavírus. Locais de grande fluxo de pessoas e veículos em horários de pico estavam praticamente vazios. Isso, a reportagem constatou nas primeiras horas do dia e durante o horário de almoço na Avenida da Saudade, ruas do Centro e Praça Getúlio Vargas.

 

PORTAS FECHADAS

Confira, abaixo, os serviços mantidos pela Prefeitura que estão com o funcionamento suspenso por tempo indeterminado:

Audiências Públicas Populares
atividades coletivas dos CRAS
(Centro de Referência de Assistência Social)

Estação Cidadania

SECOI (Serviço de Convivência Infantojuvenil)

CRM (Centro de Referência da Mulher)

CCI (Centro de Convivência do Idoso)
Sítio Escola

Biblioteca Municipal Rubens do Amaral

Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge

Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues

Estádio Municipal Adhemar de Barros

Todos os ginásios de esportes municipais, complexo de piscinas do Ginásio Plácido Rocha

Atividades esportivas, culturais e recreativas com aglomeração de pessoas promovidas por qualquer órgão municipal

 

Escolas municipais
As EMEB (Escolas Municipais de Educação Básica) de ensino fundamental permanecerão abertas de forma facultativa até o dia 20 e serão fechadas a partir do dia 23 por tempo indeterminado. Já as creches permanecerão abertas, mesmo após o dia 23, somente para as crianças cujas famílias realmente não tenham onde deixá-las com segurança. Porém, se a criança for diagnosticada com sintomas de gripe, não poderá mais ser acolhida pela escola, devendo ficar em isolamento familiar.
Fonte: Prefeitura de Araçatuba.

 

CORONAVÍRUS

ENTENDA

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, podendo variar o quadro de saúde de leve a moderado, semelhante a uma gripe.O coronavírus causa infecção respiratória, semelhante a um resfriado comum. O município de Wuhan, na China, foi apontado como epicentro do novo coronavírus. Os casos começaram em janeiro deste ano

SINTOMAS

Os sintomas presentes nos pacientes infectados são febre, tosse e dificuldade de respiração, além de cansaço, congestão nasal, dor de garganta e diarreia.
A transmissão do vírus ocorre através do espirro, tosse, contato físico com pessoas infectadas e contato com superfícies contaminadas.

COMO PREVENIR

Os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas são:
*Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

*Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
*Evitar contato próximo com pessoas doentes.
*Ficar em casa quando estiver doente.
*Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
*Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
*Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Fonte: Ministério da Saúde.


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Maffeis acompanha primeira semana de volta às aulas na rede municipal

Compartilhe esta notícia!Após um ano das aulas presenciais serem suspensas devido à pandemia da covid-19, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *