Home Cidades Araçatuba Número de casos de dengue em Araçatuba preocupa vereador

Número de casos de dengue em Araçatuba preocupa vereador

6 tempo de leitura
0
0
113

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Araçatuba ganhou mais 34 casos de dengue na última semana. Os dados foram divulgados ontem pela Vigilância Epidemiológica do município.

Agora, são 1.569 casos confirmados da doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti em 2020. Até aqui foram registrados 9 casos nos primeiros 8 dias do mês de maio. Foram ainda 101 ocorrências em abril, 593 em março, 590 em fevereiro e 276 em janeiro, de acordo com os números divulgados.

Ainda não houve nenhuma morte por conta da dengue em Araçatuba neste ano. O último óbito ocorreu há um ano, em maio do ano passado, que foi, inclusive, a única morte registrada no município em 2019, mesmo com a epidemia, que levou aos 7.879 casos ao longo dos 12 meses do ano.

Os milhares de casos de dengue neste ano em Araçatuba levaram o vereador Alceu Batista (PSDB) a fazer um requerimento pedindo informações à prefeitura municipal e ao prefeito Dilador Borges (PSDB) para obter informações sobre as ações que estão sendo tomadas pelo município para o combate a esta doença.

Em entrevista exclusiva ao jornal O LIBERAL REGIONAL, Alceu afirmou que a dengue tem sido deixada de lado neste ano por conta da preocupação com a pandemia do novo coronavírus, mas segue tendo índices mais preocupantes do que as da covid-19. “O problema é que as atenções hoje estão todas voltadas para a covid-19, que é uma questão mundial que tem alertado e apavorado a todos, mas não podemos esquecer também que aqui na nossa região, por enquanto, é muito mais a dengue do que o covid, então a gente precisa dar muita atenção, então a gente está querendo essas informações da prefeitura justamente para saber a quantas anda esse cuidado com a dengue”, disse o vereador, que ocupa o cargo de secretário da mesa diretora do legislativo araçatubense.

Na semana que passou, Araçatuba recebeu trabalhos de arrastão e nebulização em alguns bairros com maior incidência da doença como Água Branca, Vista Verde, Conjunto Habitacional João Batista Botelho e Pinheiros, mas ainda sim, segundo o vereador, ele tem recebido diversas reclamações de moradores por conta da falta de cuidados do poder público. “a gente participa de muitos grupos de whatsapp, até por e-mail, tenho recebido inúmeros reclamações, pedido de informações da população sobre o que está sendo feito. Porque nós estamos enfrentando uma fase com muitos casos de dengue, tem aumentado bastante”, disse.

Para o parlamentar, é importante que o poder executivo cuide dos criadouros de aedes aegypti, já que segundo ele, a situação muitas vezes foge do controle da população. “Eu imagino que o problema é bem maior do que a gente pensa, porque tem lugares que a gente não tem acesso de visão, por exemplo, casas abandonadas. Porque nas casas das pessoas dificilmente a gente encontra algum local que vai estar sendo vigiado, sendo limpo, mas em cima de casas, perto de árvores, prédio, riachinhos, é complicado, é muito difícil de administrar tudo isso, então o combate da dengue a gente precisa contar muito com a prefeitura também, com a nebulização, isso é muito importante”, comentou o vereador.

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…