INTENSIFICAÇÃO - Terceira dose da vacina em idosos é um dos focos do Dia V no sábado

Novo Dia V quer intensificar ainda mais a vacinação; região tem mais de 52 mil faltosos da segunda dose de covid

Compartilhe esta notícia!

Diego Fernandes – Araçatuba e região

Todo o estado terá uma novo “Dia V” que vai contemplar uma grande campanha de multivacinação para o próximo sábado (16), com destaque para a vacinação contra a covid-19 e também o complemento da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com outras vacinas.
Serão mais de 5 mil postos abertos em todo o estado de São Paulo abertos entre 7h e 19h. A previsão é que até esta quinta-feira (14), os municípios de Araçatuba e Birigui divulguem como será o “Dia V” nestes municípios.
Até a semana passada, somente na cidade de Araçatuba, são mais de 14 mil pessoas que já deveriam ter tomado a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas ainda não tomaram.
Já na região do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba, são mais de 52 mil pessoas que já deveriam ter completado o esquema vacinal, mas ainda não o fizeram. Os dados constam no sistema VaciVida, do governo do estado, alimentado por estados e municípios.
São mais de 25 mil pessoas que não receberam doses da Pfizer, mais de 17 mil da AstraZeneca e outras mais de 9 mil que não completaram o ciclo vacinal da CoronaVac na região de Araçatuba.
No estado todo há 4,1 milhões de pessoas que estão com a segunda dose contra a covid-19 atrasada. Entre elas, estão 2,1 milhões de pessoas que precisam concluir esquemas vacinais com doses da Pfizer, número que foi impactado com a antecipação de 12 para 8 semanas no intervalo entre primeira e segunda dose. O balanço de faltosos inclui ainda 915 mil que precisam receber a segunda dose da Coronavac e 1 milhão da Astrazeneca.
“O foco dessa vacinação é na segunda dose que está atrasada, tanto para os adultos como para adolescentes. Com o aporte financeiro do Governo do Estado de SP, os 645 municípios também poderão colocar em dia a vacinação no registro da plataforma VaciVida”, destacou a coordenadora geral do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

Pontos
Em Araçatuba, a vacinação contra a covid-19 vem ocorrendo de segunda à sexta-feira no Araçatuba Shopping, no Shopping Praça Nova e no ponto de vacinação do bairro Morada dos Nobres das 10h às 19h; no MultiShop das 9h às 17h, e também na UBS do bairro Engenheiro Taveira, das 8h às 19h.
Aos sábados, os shoppings funcionam para vacinação das 8h às 18h e o MultiShop das 9h às 14h.
Foram aplicadas na cidade até agora 159.877 vacinas em primeira dose, 121.611 em segunda dose, 4.810 em dose única e 5.504 de terceira dose. Até aqui, 91,45% da população tomou ao menos uma dose, enquanto 72,32% completou o ciclo vacinal com duas doses ou com a dose única.
Em Birigui, a vacinação ocorre no terminal rodoviário no formato drive-thru das 7h30 às 18h e nas 11 unidades básicas de saúde do município das 7h30 às 11h, ambas de segunda à sexta. Aos sábados, o terminal rodoviário mantém a vacinação das 7h30 às 13h30, geralmente. Na cidade foram 94.496 primeiras doses aplicadas, 71.251 vacinas para segunda dose, 3.522 em dose única e 3.236 de terceira dose.

Multivacinação
Seis a cada 10 crianças e adolescentes que compareceram aos postos desde o dia 1º de outubro estavam com vacinas atrasadas. É o que mostra o balanço das duas primeiras semanas da campanha de multivacinação, focada na atualização em carteirinhas desde recém-nascidos até adolescentes de 15 anos. Até o momento, 112,3 mil menores compareceram aos postos e, destes, 69 mil receberam ao menos uma vacina.
A estratégia oferece 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças, melhorando coberturas vacinais que têm oscilado nos últimos anos.
Os pais ou responsáveis devem levar os menores ao posto mais próximo com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço. A multivacinação vai até 29 de outubro e também será realizada neste Dia V (16).
Em Araçatuba e Birigui, a verificação da carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes é feita nas unidades básicas de saúde; sendo 19 em Araçatuba e 11 em Birigui. (Com informações do governo de SP)


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Speed Park conclui mais uma edição da escolinha de kart

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BIRIGUI A escolinha de kart é um projeto gratuito, realizado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *