EDUCAÇÃO - Secretário de educação, Rossieli Soares, explicou que restrições para presença de alunos só serão permitidas em casos excepcionais

Aulas presenciais passam a ser obrigatórias na semana que vem; escolas de Araçatuba cumprirão medida

Compartilhe esta notícia!

Diego Fernandes – Araçatuba e região

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (13) que as escolas do estado, tanto públicas quanto particulares, deverão receber 100% dos alunos a partir do dia 3 de novembro, acabando com o esquema de revezamento de estudantes feito até agora por boa parte das instituições de ensino. A partir de novembro também, será retirada a obrigatoriedade de distanciamento de um metro entre estudantes, medida que dá base para a decisão.
Já a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de outubro, as aulas presenciais voltam a ser obrigatórias para as redes municipais, estaduais e privadas, com protocolos de distanciamento mantidos, além de programações específicas para revezamento de alunos, durante duas semanas, até o final do mês.
Em Araçatuba, a rede municipal de ensino já funciona com aulas presenciais, então a única mudança prevista será no fim do revezamento dos alunos a partir do próximo mês. A rede estadual seguirá as orientações apresentadas ontem.
O presidente do Sinepe, o sindicato dos estabelecimentos de ensino particular de Araçatuba, Waldman Biolcati, afirmou também que a medida será cumprida pelas escolas particulares do município.
“Vamos cumprir o que o governador determinou. Praticamente nenhuma escola particular estava tendo revezamento, mas havia opção de ver as aulas em casa. Agora alunos com comorbidades ainda terão essa opção, mas a medida do estado será cumprida”, disse Biolcati em contato com a reportagem.

Anúncio
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (13) em coletiva de imprensa do governador João Doria (PSDB) e sua equipe no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP).
“Tenho certeza que, como eu, pai de três adolescentes, todos aqueles que são mães e pais estão felizes com a possibilidade de seus filhos retomarem as aulas. Para garantir a segurança do retorno às aulas presenciais, todos os protocolos sanitários, como o distanciamento de um metro entre os alunos, uso obrigatório de máscara e álcool em gel, serão mantidos até o final de outubro”, afirmou o governador João Doria durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (13).
A imunização de 97% dos profissionais da educação, com esquema vacinal completo, garante maior segurança para a retomada por completo das aulas. Além disso, 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19.
“A educação precisa ser prioridade da sociedade. Fizemos todos os investimentos necessários para o cumprimento dos protocolos e essa volta tem total respaldo do Comitê Científico do Estado”, destacou o Secretário da Educação, Rossieli Soares.

Alguns grupos ainda terão a permissão para continuar estudando de forma remota a partir da semana que vem. Um dos grupos é o de jovens pertencentes ao grupo de risco, com mais de 12 anos, que não tenham completado seu ciclo vacinal contra a covid-19.
Também poderão seguir estudando de casa as jovens gestantes e puérperas; as crianças menores de 12 anos pertencentes ao grupo de risco para covid-19 para as quais não há vacina contra a doença aprovada no país; jovens com mais de 12 anos com comorbidades e que não tenham completado o ciclo vacinal contra covid; e estudantes com condição de saúde de maior fragilidade à doença, mesmo com o ciclo vacinal completo, comprovada com prescrição médica para permanecer em atividades remotas. (Com informações do governo de São Paulo)

PANDEMIA – Escolas estaduais em Araçatuba tiveram que revezar alunos durante parte do período de pandemia

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Shopping faz entrega de mil exemplares de livro em escolas e entidades de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Como parte da programação do mês das crianças, a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *