23.7 C
Araçatuba
domingo, agosto 7, 2022

Nova governadora do Rotary orienta associados a participarem do conselho de saúde para conscientizar pais sobre a pólio

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Em visita à Araçatuba e à sede da Clube FM, Jovem Pan e jornal O LIBERAL REGIONAL, a nova governadora do distrito 4470 do Rotary, que abrange o noroeste paulista, o estado do Mato Grosso Do Sul, e parte do Paraguai, Mirian Lacerda Philbois, lembrou das missões importantes da organização, que devem continuar em seu mandato, que vai até junho do ano que vem.

Segundo ela, que é de Corumbá (MS), a campanha de erradicação da poliomielite segue sendo o carro chefe do grupo. Mirian, inclusive, orienta que rotarianos participem dos conselhos municipais de saúde e trabalhem para conscientizar os pais sobre a importância da prevenção à doença.

Segundo Mirian, no final dos anos 80 eram 3.500 casos de poliomielite por dia no mundo e, atualmente, há apenas dois casos que já foram registrados neste ano. Mesmo assim, a cobertura vacinal contra a doença chegou a apenas 67% no Brasil no ano passado, o que acende o sinal de alerta.

A Poliomielite é considerada erradicada no Brasil desde o começo dos anos 90. Pode causar paralisia dos membros. Por isso, a vacinação é indicada pela OMS para crianças de dois meses a 4 anos de idade. 

“A maior vitrine do Rotary no mundo é o combate a poliomielite. Que todos compreendam a importância desse trabalho e das nossas contribuições. Cada rotariano é multiplicador da importância à vacinação”, afirmou. “Lembrando a todo rotariano, faça parte de um conselho municipal de saúde, adotem os postos de saúde na campanha de vacinação. Levem o nome do Rotary, assumam um posto e conscientizem a população”, orientou Miriam em entrevista.

Sendo uma organização mundial que reúne pessoas para a discussão das necessidades do mundo e para a organização de ajudas humanitárias, o Rotary possui nove clubes em Araçatuba, além de outros dois clubes de Rotaract, além de um Interact e uma Casa da Amizade. 

Mirian está em visita a todos eles nestes dias em Araçatuba e afirmou ter gostado do que viu.

“Tudo que vi que ouvi é digno de exemplo e digno de referência. É uma honra muito grande essa vida rotária que os rotarianos daqui praticam”, disse. 

Mirian afirma que a sua missão na governança do Rotary será aumentar o quadro associativo, além de aumentar em 10% as ações realizadas no último ano rotário, terminado em junho.

“Que a gente cresça o nosso quadro associativo, de acordo com o tamanho de cada passada que podemos dar, mas para que todos nós juntos, distrito 4470 e os demais distritos do Brasil, empenhados, conseguimos levar o Brasil para o quinto lugar no ranking mundial no número de associados. Outra meta é um aumento de pelo menos 10% sobre tudo que foi arrecadado, tudo que foi realizado, toda empresa cidadã, referente ao ano rotário passado”, completou.

21

Ultimas Noticias