DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA
Araçatuba confirmou no final da tarde dessa quinta-feira ontem que uma paciente da cidade que está internada em São Paulo teve detectada a mesma cepa de Manaus do vírus causador da covid-19.
A informação foi passada durante transmissão ao vivo pela internet feita pela secretaria de saúde de Araçatuba.
De acordo com a médica infectologista Heloysa Liberatori Gimael, a saúde do município já suspeitava da nova cepa desde janeiro, quando começou a notar aumento no número de mortes proporcionalmente aos novos casos registrados.
“Ontem tivemos uma informação oficial de avaliação feita em um hospital particular de São Paulo, a presença da cepa P1, a cepa de Manaus, aqui em Araçatuba. A paciente mora aqui, está sendo atendida em São Paulo, está com a cepa de Manaus e com mais uma mutação em cima dela”, confirmou a médica durante o pronunciamento.
“Nós não sabemos o que essa nova cepa representa em termos de transmissibilidade, em termos de evolução da doença, mas existe realmente essa cepa circulante, o que confirma nossa suspeita de que algo mais grave já estaria acontecendo”, completou.
Não foi informada pela Dra. Heloysa Gimael o quadro de saúde de paciente detectada com a cepa P1 da covid-19.
De acordo com a médica infectologista, o surgimento de novas cepas em Araçatuba são a consequência das aglomerações registradas na passagem de 2020 para 2021, que aumentou a transmissão.
Segundo a Dra. Heloysa, o aumento no número de leitos não será suficiente para conter o problema. Ela afirma que Araçatuba precisa barrar a transmissão do vírus para diminuir o grande impacto na rede hospitalar.
“Nós pedimos, nós imploramos pela ajuda de cada um de vocês. Essa diminuição da transmissão é que vai nos deixar responder essa pergunta de como estaremos daqui 15 dias”, afirmou a médica ao responder uma pergunta feita durante o pronunciamento feito via rede social.
Aumento de óbitos
O crescente aumento no número de óbitos foi o que fez com que a equipe de saúde do município desconfiasse da nova cepa.
Em todo o ano de 2020 foram confirmadas 207 mortes por covid-19 em Araçatuba. Somente nos primeiros 70 dias de 2021 já foram divulgadas 125 novas mortes pela doença, sendo que janeiro e fevereiro deste ano estão entre os três meses mais letais da pandemia no município.
O mês de janeiro registrou 46 óbitos, enquanto fevereiro teve 44. Ambos os meses só ficam atrás de julho de 2020, quando 65 araçatubenses faleceram por conta da doença.
O mês de março registra, até o momento, 35 mortes apenas nos seus primeiros 11 dias. Caso mantenha a media, o terceiro mês de 2021 poderá registrar o novo recorde de óbitos por covid-19 da pandemia.

