20.3 C
Araçatuba
terça-feira, agosto 16, 2022

Município propõe capacitação e feira padronizada para atividade de artesãos

A dois dias de a Câmara tentar votar, pela terceira vez neste ano, projeto que destina espaços públicos apropriados para a atividade artesanal em Araçatuba, representantes da categoria ainda não chegaram a um consenso quanto à definição de locais. A reportagem apurou que o impasse deve levar ao terceiro adiamento consecutivo da apreciação da matéria pelos vereadores – o texto já teve sua votação protelada nas sessões de 4 e 18 de fevereiro. Enquanto não ocorre uma definição dos lugares, artesãos e poder público estudam possibilidades.
Na última quarta-feira, durante reunião ocorrida com representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais, das cinco associações de artesãos existentes na cidade e membros da Prefeitura, a proposta mais concreta partiu do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Astholpi Mazzei. Ele sugeriu que estes trabalhadores fizessem uma exposição semanal destinada à venda dos produtos, nos moldes da Feira do Produtor Rural, realizada na praça Getúlio Vargas. A ideia é que todas as entidades ligadas à classe exponham seus trabalhos, obedecendo a uma série de padrões, como o local definido, dia específico e o tema do artesanato.
Porém, líderes das cinco associações de artesãos de Araçatuba – Casa do Artesão, Mãos que Fazem, Estação Taveira, Associação Indígena e Associação Afro – ainda não chegaram a um entendimento. Há, entre eles, pedidos para que seja feita nas praças São Joaquim, em frente à Secretaria de Cultura ou na praça Rui Barbosa. Ocorre que, na “praça do boi”, eventos do tipo não podem ocorrer por determinação do município. Segundo informações obtidas pela reportagem, a Secretaria de Cultura avaliará as condições de a praça João Pessoa servir de espaço para a exposição dos trabalhos artesanais. O local já recebe, ao longo do ano, várias apresentações artísticas.

CAPACITAÇÃO
Além da padronização, Mazzei falou ainda sobre a possibilidade de parceria com o sistema S, por meio do Sesi (Serviço Social da Indústria), para a capacitação dos artesãos. O secretário do prefeito Dilador Borges (PSDB) foi, por 18 anos, diretor do Sesi e se baseia em experiência positiva ocorrida no município de Tietê (SP) em 2016, quando foram realizados cursos com artesãos daquela cidade a fim de melhorar a qualidade dos produtos oferecidos, além de relacionar suas temáticas com a história da cidade. “Esta é uma proposta que seria muito bem aplicada em Araçatuba. Vamos entrar em contato com o Sesi para ver essa alternativa”, disse Mazzei.
Hoje, cada uma das entidades de artesãos expõe em um lugar diferente. A proposta de definição de espaços apropriados para a atividade é do vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (DEM) e prevê que estes locais sejam distribuídos em todas as zonas geográficas de Araçatuba, estabelecendo dias e horários de funcionamento.

Proposta de local específico tem pelo menos seis objetivos

O projeto apresentado por Dunga tem pelo menos seis objetivos, ao definir um local específico para a atividade artesanal. A ideia, segundo o parlamentar, é fomentar o desenvolvimento econômico do município com a geração de trabalho e renda, incentivando a produção artesanal e preservando características da cultura local.
E ainda: estimular a criação de polos, valorizando locais públicos e criando alternativa de compras e lazer; propiciar a comercialização do produto artesanal, considerando aspectos ambientais e urbanísticos; criar novas oportunidades de negócios e valorizar o produtor artesanal local.
“O artesanato é uma atividade que traz em seu bojo um potencial de ocupação e geração de renda, é uma expressão da riqueza cultural que impulsiona o turismo, mostrando-se como uma alternativa sustentável”, afirma Dunga, na justificativa do projeto. “Para facilitar a vida dos artesãos, esta propositura vem oportunamente dispor sobre a destinação de espaços públicos apropriados para a atividade artesanal na cidade de Araçatuba”, complementa.

ARNON GOMES
Araçatuba

Ultimas Noticias