Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Demo
    Trending
    • Samar fixa adutora e abastecimento deve voltar até o final do dia; 21 bairros estão sem água desde a noite de quarta
    • DORAMEIROS – Namorado por Assinatura
    • DICAS DE SÉRIES E FILMES – Os Casos de Harry Hole
    • 2º Festival do Cupim Casqueirado começa nesta sexta-feira com participação de 14 estabelecimentos
    • Araçatuba celebra saberes e memórias dos povos indígenas com programação cultural e educativa
    • Ampliação da EMEB Áurea Gonçalves Santana é inaugurada no distrito de Major Prado
    • Demissão voluntária tem 56 adesões em Andradina e ultrapassa R$ 1,5 milhão em indenizações
    • Ministério Público arquiva denúncia contra Pugina por evento em escola estadual de Araçatuba
    Demo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Moradores querem parceria para revitalização da Lagoa das Flores
    Araçatuba

    Moradores querem parceria para revitalização da Lagoa das Flores

    By marcio123rocha6 de novembro de 2018Nenhum comentário2 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Na semana passada, durante temporal que atingiu a região, a reportagem recebeu informação que a Lagoa das Flores, no Jardim América, havia transbordado. A reportagem foi para o local e estava tudo dentro da normalidade. O presidente da Associação de Moradores do Jardim América, Pedro Paulo Alce Galeano e o vice-presidente, Vânio Cândido Pereira, estavam no local e falaram sobre as serviços realizados que culminaram em minimizar com os impactos das enchentes. “Uma lota de 30 anos”, disse Vânio Pereira, que no ano que vem vai assumir a presidência. Na oportunidade, os diretores falaram sobre a proposta de revitalizar toda a área da Lagoa das Flores e transformá-la em um parque para atrair a comunidade.
    Segundo Vânio Pereira, que reside desde a infância naquela região da cidade, a impermeabilização e até mesmo o aterramento de áreas de mananciais causaram os problemas, impedindo o escoamento natural das águas pluviais de toda a bacia, que abrange extensa região de Araçatuba. Até mesmo a Lagoa das Flores foi ameaçada de aterramento.
    Os diretores da associação de moradores lembraram que no passado foi atarrada uma área muito grande onde seria construído um condomínio. “Conseguimos impedir a execução da obra e a área voltou a servir de contenção de águas. Isso foi fundamental para impedir novos transbordamentos da lagoa”, disseram. Eles afirmaram que a última grande enchente foi em janeiro de 2010.
    Para os Vânio Pereira e Pedro Paulo Galeano, foi necessário ampliar o espelho d’água da lagoa, pois não é recomendável apenas aumentar a profundidade. “Há nascentes e a escavação pode aumentar o fluxo de água”, explicaram. Assim, para aumentar a capacidade de armazenamento da lagoa, o correto é ampliar a sua dimensão.

    PROJETOS
    A disposição dos diretores da associação é estabelecer parceria com a Prefeitura para execução de obras no local. “Temos o apoio de um centro universitário na elaboração do projeto”, disseram. Além disso, a iniciativa prevê o envolvimento da comunidade. “Realizamos várias promoções para arrecadar dinheiro. Queremos que seja construída uma pista de caminhadas e uma academia ao ar livre”, disseram os diretores da associação. “Não podemos ir contra a natureza. Devemos ir a favor e tirar o que ela pode nos oferecer de bom”, disseram.

    ANTÔNIO CRISPIM
    Araçatuba

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleTJ-SP mantém cassação de vereador
    Next Article Estacionamento rotativo começa a operar em Andradina
    marcio123rocha
    • Website

    Related Posts

    Araçatuba

    Samar fixa adutora e abastecimento deve voltar até o final do dia; 21 bairros estão sem água desde a noite de quarta

    10 de abril de 2026
    Araçatuba

    2º Festival do Cupim Casqueirado começa nesta sexta-feira com participação de 14 estabelecimentos

    10 de abril de 2026
    Araçatuba

    Araçatuba celebra saberes e memórias dos povos indígenas com programação cultural e educativa

    10 de abril de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.