17.4 C
Araçatuba
segunda-feira, maio 16, 2022

Moradores cobram mais rigor na fiscalização da Silva Grota

Araçatuba vive um sério problema do desrespeito às normas de trânsito. A Secretaria de Mobilidade Urbana, responsável pela fiscalização por meio de agentes de trânsito, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, prioriza a educação e conscientização com palestras e outras ações. Mesmo assim, há elevado número de multas. O que gera reclamações de condutores autuados. No entanto, pela vontade de moradores, o rigor da fiscalização seria ainda mais intenso, pelo menos na Rua Silva Grota, onde não se obdece a faixa contínua e o semáforo na Avenida Araçá. As infrações são permanentes.
Um morador, que pediu para não ser identificado temendo represália, telefonou à redação para reclamar dos abusos cometidos no trecho entre a Rua Antônio Gomes do Amaral e a Avenida Araçá. No cruzamento da Silva Grota com a Araçá há semáforo de três tempos. Neste momento, que transita pela Silva Grota sentido centro, pensa não ter trânsito no sentido contrário, mas há duas ruas de acesso: Castro Alves e Newton Prado. Acidentes já foram registrados no local.
Na tarde desta sexta-feira, a reportagem permaneceu no local por aproximadamente 15 minutos e flagrou vários condutores ultrapassando na faixa contínua.
O assessor executivo da Secretaria de Mobilidade Urbana, Reginaldo Frare reconheceu o problema naSilva Grota e disse que há outro ponto, na Rua Baguaçu, em frente à Samar. “Trabalhamos com orientação e vamos colocar placa alertando para punição”, disse Frare. Segundo ele, o maior número de multas é na Silva Grota. A multa por ultrapassar em faixas contínuas é de R$ 1.467,35.
“A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana constantemente realiza palestras, Pit Stops, sempre orientando. Todavia, se o Agente de Trânsito estiver em fiscalização, lhe resta o dever legal de autuar”, acrescentou.
Em 2017, durantes ações de conscientização, 5 mil motoristas receberam panfletos informativos e no ano de 2018, foram 6.870.
No ano de 2017 foram ministradas 112 palestras e realizados 12 bloqueios, sendo que em 2018, foram 68 palestras (EMEBs, escolas particulares e empresas) e 22 bloqueios(até 19 de outubro). “Além disso, informamos que esta Secretaria também ministrou, em 2018, duas palestras na cidade de Santo Antônio do Aracanguá (atingindo 180 alunos) e quatro na cidade de Auriflama (atingindo 657 alunos).
Sendo assim, no ano de 2017, 8.170 pessoas foram orientadas, seja por meio de palestras ou por recebimento de panfletos informativos, enquanto que no ano de 2018, até 19 de outubro, 13.337 pessoas foram orientadas.

MULTAS
No período de 1º de janeiro a 31 de dezembro 2017, o total de autuações válidas que geraram penalidades por ultrapassar em faixa contínua (contramão) foi de 166 e no período de 1º de janeiro a 18 de outubro 2018, um total de 70.

ANTÔNIO CRISPIM
Araçatuba

Ultimas Noticias