Home Cidades Araçatuba Missão de Araçatuba busca investimento de empresas japonesas

Missão de Araçatuba busca investimento de empresas japonesas

4 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBAA1 Brasil Japão

Representantes de entidades de Araçatuba (SP) estiveram nessa terça-feira (4) em São Paulo fazendo contato com uma agência de fomento e também com empresas japonesas com o objetivo de atrair investimentos para Araçatuba.

Eles participaram de um evento chamado Rodada de Negócios, na Fiesp (Federação das Indústrias do São Paulo), em São Paulo, concebida exatamente para colocar em contato empresas brasileiras e japonesas que possam estabelecer relação comercial. A ação contou com a presença de 13 empresas japonesas interessadas em cooperação e negócios no Brasil. As organizações são de várias áreas de atuação, como agronegócio (nutrição animal, insumos agrícolas, criação de porcos, aproveitamento de rejeitos etc.), energia fotovoltaica e TI (Tecnologia da Informação).

A missão foi composta pelo economista e assessor da Prefeitura de Araçatuba, Alair Barão, pelo o médico oftalmologista Akira Hayashida, representando a UECAR (União das Entidades de Classe de Araçatuba e Região) e pelo jornalista Marcelo Teixeira. A cada empresa eles entregaram um press kit composto de livro, revista e apresentação das potencialidades do município.

“Sabendo previamente o perfil das empresas japonesas e o que elas procuram no Brasil, selecionamos dados estratégicos dispostos em arquivos virtuais, vídeos e materiais impressos que contam a história da nossa cidade e mostram tudo o que essas organizações podem encontrar em Araçatuba”, explica Hayashida.

Para o economista Alair Barão, trazer novos empreendimentos, atraindo investidores, é um dos principais trabalhos da administração municipal. “Pensamos nisso a todo momento. A ideia é que após a rodada de negócios, continuemos a manter contato com esses empresários para continuar alimentando o interesse deles no nosso município”, diz ele.

Além dos três, a missão também conta com a colaboração e apoio da Associação Cultural Nipo Brasileira de Araçatuba (Nipo), que cedeu a revista que aborda a visita da princesa do Japão, Mako, neta do imperador Akihito e filha mais velha do príncipe Akishino, em razão dos 110 anos da imigração japonesa (ocorrida em 2018), e do UniSalesiano, que cedeu exemplares do livro dos 100 anos de Araçatuba (comemorado em 2008), editado pelo Centro Universitário.

“Todo o material foi entregue aos representantes das empresas japonesas. A ideia é que mesmo após essa rodada, os empresários tenham os dados de Araçatuba, e saibam com quem entrar em contato, para que possam investir na área que desejarem”, finaliza o jornalista Marcelo Teixeira.


Compartilhe esta notícia!