Home Cidades Araçatuba Ministério da Saúde pede mudança em plano para liberar funcionamento da UPA do Umuarama

Ministério da Saúde pede mudança em plano para liberar funcionamento da UPA do Umuarama

7 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO- ARAÇATUBA

Uma reunião do Conselho Municipal de Saúde deve ocorrer amanhã, dia 4, para uma pequena mudança no pedido feito ao Governo Federal para a utilização do prédio da UPA do Bairro Umuarama como Unidade Básica de Saúde.
Em resposta ao questionamento de um munícipe durante audiência pública realizada na última sexta-feira na Câmara Municipal, a Secretária de Saúde, Carmen Guariente, afirmou que no plano enviado à Brasília para mudança na finalidade do prédio, precisava constar o serviço específico a ser realizado no espaço. “Foi feita uma reunião do Conselho, que se aprovou utilização para UBS e no nosso plano constava utilização da UPA para outro serviço de acordo com as normas do Ministério (da Saúde). Aí eles falaram ‘não, volta, e agora coloca que é pra utilizar como UBS’”, afirmou a secretária.
Por conta deste documento pendente, haverá nova reunião amanhã para aprovar esta mudança para o reenvio do pedido ao Governo Federal. “Eles já aprovaram a ata da mudança, só que não está escrito desse jeito no plano”, afirmou a secretária, que ainda reclamou da burocracia para a resolução da questão. “Essa é nossa preocupação e também do prefeito (Dilador Borges). Existe todo um protocolo desta documentação. E a gente vê indo pra um lugar, passa pro outro, indo pra um lugar, passa pro outro. Estivemos em Brasília, falamos com o Ministro (Luis Henrique Mandetta – da Saúde) da importância pra gente de liberar esse documento. Tem que haver uma publicação para que haja um uso contínuo daquela unidade”, disse.
Por conta deste imbróglio, a titular da saúde de Araçatuba ainda não dá um prazo para que o novo prédio comece a ser utilizado. “Dia 4 agora tem reunião de conselho, Aprovamos essa alteração no Plano que é mínima, encaminhamos e vamos aguardar, esperamos que isso saia logo”, completou.

Secretaria pretende implantar atendimento odontológico no espaço
Em outro trecho da resposta dada durante audiência pública, Carmen Guariente afirmou que a intenção da administração municipal é implantar o atendimento odontológico na nova unidade, que não é feito na já existente UBS Dr. Alfredo Dantas de Souza, no Umuarama, por falta de espaço. Assim que estiver em funcionamento no prédio da UPA, a nova UBS do bairro deverá empregar médicos oftalmologistas, além de profissionais de atendimento ao público e limpeza, que serão contratados pela Organização Social Mahatma Gandhi, que gerencia o trabalho das Unidades de Saúde do município.
Segundo a secretária, das 7 equipes que atualmente atendem na unidade já existente, 4 serão deslocadas para o prédio da UPA e as outras 3 seguirão atendendo no mesmo local, o que segundo a titular da pasta irá proporcionar um espaço mais adequado de trabalho para as equipes.
Atualmente, a UBS já em funcionamento no Umuarama atende moradores da Zona Leste da cidade em horário estendido das 8h às 22h. Apenas esta unidade e a do Bairro Pedro Perri, na Zona Sul, atendem neste horário, as demais encerram os trabalhos às 18h.
Araçatuba investiu mais de 24% de recursos na Saúde em 2019
Na audiência pública realizada na última sexta-feira, entre outros números apresentados, a Secretária de Saúde de Araçatuba mostrou que a Prefeitura aplicou 24,11% de recursos próprios na saúde entre em todo o ano de 2019.
Foram ao todo, R$ 90.076.800,92 aplicados pelo Executivo na Saúde. Atualmente, o percentual mínimo obrigatório por lei é de 15%.
O terceiro e último quadrimestre do ano foi o que contou com maior investimento do município, de mais de R$ 32 milhões.

 

 


Compartilhe esta notícia!