ANÁLISE - Para Rodrigo Panini, digitalização dos processos é um "caminho sem volta"

Mercado de tecnologia e logística para web cresce com a pandemia

Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

O que, no começo do ano, imaginava-se para um futuro, talvez não muito distante, acelerou-se com a pandemia: a digitalização dos processos nas empresas. A nova realidade alçou profissionais de tecnologia da informação a um destaque ainda maior no mercado de trabalho. Com isso, novas vagas foram abertas, o que, ao mesmo tempo, aumentou a necessidade de capacitação dos profissionais.

Pesquisa feita pela consultoria Advance, de São Bernardo do Campo, revela que o mercado de TI deve registrar um crescimento de 9,5% neste ano. A projeção para 2021 é ainda mais otimista: 10%. O levantamento foi feito com base em estimativas de empresários do setor. Eles estimam que os projetos de transformação digital continuarão em aceleração e que um resultado ainda melhor pode ser alcançado caso a economia cresça.

Outro estudo, da consultoria Robert Half, aponta que profissionais de segurança da informação, infraestrutura e desenvolvedores devem ser muito procurados nos próximos anos. Segundo o levantamento, os setores que mais devem demandar são os de tecnologia, educação (EAD), varejo (e-commerce), mercado financeiro e internet.

FUNÇÕES

Em todas estas áreas, funções como de programadores de sistemas para a internet tendem a se valorizar.

Em Araçatuba, essa realidade também foi perceptível ao longo do ano. Bacharel em Informática pela Fateb (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui) programador Rodrigo Panini avalia que a necessidade do trabalho em casa como forma de proteção do vírus foi o grande influenciador dessa transformação.

“Com o aumento dos trabalhos home-office, as empresas precisaram disponibilizar pela internet o sistema interno, para emissão de notas, controle de estoque… Mas, como muitas delas ainda não possuíam um sistema online, procuraram empresas para desenvolver esse tipo de software”, explica o profissional, que é docente na área de TI no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em Araçatuba.

Por isso, destaca ele, as perspectivas são boas, mesmo quando a pandemia terminar. “Cada vez mais, as empresas vão migrar para sistemas online e precisarão de aplicativos web para seus funcionários, com ou sem pandemia. Esse é um caminho sem volta”, enfatiza.

Também docente da área de TI no Senac Araçatuba, Gustavo Vieira endossa o posicionamento do colega. Para ele, todas as profissões que envolvem tecnologia estão “e devem permanecer” em alta. “Regionalmente há uma demanda por profissionais qualificados que possam atender pessoas e empresas em diferentes necessidades. A área de infraestrutura de redes, por exemplo, exige do profissional uma capacitação intensa, assim como aqueles que desejam trabalhar como desenvolvedores precisam buscar a certificação adequada para prestarem serviços de qualidade”, analisa.

 

 

 

Em Araçatuba, interessados em atuar no ramos encontram opções

 

Diante das novas tendências geradas pela pandemia, o Senac de Araçatuba preparou uma série de cursos livres e técnicos voltados para a formação de profissionais de TI a partir de 2021.

Dentre as opções com inscrições abertas, estão Técnico em Informática e Técnico em Informática para Internet. Para quem deseja uma formação mais específica e rápida, há variedade em cursos livres, como: Business Intelligence com Excel; Certificação Linux LPI Nível 1 – LPIC1; Excel – ferramentas para análise; e HTML5 e CSS3 – criação de websites, entre outros.

“Profissionais de TI devem se manter atualizados sobre métodos, processos e ferramentas, já quem deseja iniciar uma formação na área encontra no Senac Araçatuba um leque de opções que possibilita uma formação contínua, adequada à demanda do mercado e, principalmente, voltada a autonomia, para que o aluno conclua o curso pronto para trabalhar”, completa Gustavo.

A programação completa de cursos na área de TI, assim como as inscrições e informações sobre bolsas de estudo e descontos oferecidos, estão disponíveis em: http://www.sp.senac.br/aracatuba.

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Cerca de 150 policiais devem completar ciclo da vacinação contra a covid nesta terça em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Policiais e agentes de segurança que não tomaram a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *