Home Cidades Araçatuba Menos da metade dos araçatubenses cumprem isolamento social

Menos da metade dos araçatubenses cumprem isolamento social

6 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Mesmo com o decreto de quarentena no estado e com o fechamento do comércio, o índice de isolamento social em Araçatuba tem ficado abaixo da média do estado de São Paulo, de acordo com dados divulgados na tarde de ontem pela secretaria de comunicação do governo estadual.

De acordo com números do Sistema de Monitoramento Inteligente do governo paulista, o isolamento social em Araçatuba na última terça-feira, dia 14 de abril, foi de 44%, abaixo da média estadual para o mesmo dia, que foi de 50%. Segundo o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da covid-19 é de 70%.

De acordo com levantamento feito pela reportagem do jornal O LIBERAL Regional, com base nos dados divulgados, durante os 22 dias de quarentena em Araçatuba contabilizados até a última terça-feira, a media de isolamento social foi de 47,3%.

Em Araçatuba, os índices de dias úteis têm ficado sempre abaixo dos 50%, subindo para números acima disso aos finais de semana e feriados. No dia 10 de abril, Sexta-feira Santa, o índice de isolamento em Araçatuba foi de 52%, o mesmo do último domingo de Páscoa, dia 12. Já na segunda-feira, dia 13, o índice caiu para 43%.

Os números mostram que não houve grande diferença com relação aos números anteriores ao decreto de quarentena, em vigor no estado de São Paulo desde o último dia 24 de março.

No dia 20 de março, uma sexta-feira, o índice de isolamento social em Araçatuba era de 39%. Entre os dados divulgados, o dia 12 de março foi o que teve o menor índice, de apenas 29%, apenas 15 pontos percentuais abaixo do número registrado na terça-feira. O maior foi o registrado no último domingo, de 52%, que se repetiu outras três vezes no gráfico, nos dias 29 de março, 5 e 10 de abril, sempre aos domingos ou feriados.

Birigui tem maior adesão ao isolamento

Já em Birigui, a media de isolamento na cidade nos 22 dias de quarentena monitorada foi de 53,8%.

O índice de isolamento no município na última terça-feira ficou em 52%. Em todos os dias da quarentena, apenas no dia 9 de abril, este número ficou abaixo de 50%, que é a media do estado.

O maior índice de adesão ao isolamento foi registrado no dia 10 de abril, no feriado de Sexta-feira Santa, quando 59% dos biriguienses cumpriram as regras do isolamento.

Lins tem média acima de 50%

O município de Lins registrou isolamento de 51,5% nos 22 dias de quarentena desde 24 de março.

Na última terça-feira, dia 14, houve 51% de adesão ao isolamento social, número um pouco acima da média do estado.

No último domingo de Páscoa, a cidade obteve o maior índice desde o início da quarentena, quando 58% da população aderiu ao isolamento social.

Monitoramento é realizado em todas as cidades paulistas

O SIMI-SP, Sistema de Monitoramento do estado, foi viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM e o objetivo é que o estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas.

Segundo nota enviada pela assessoria de comunicação do governo estadual, as informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário.

Foram divulgados ontem os dados referentes a 104 cidades com população igual ou superior a 70 mil habitantes.


Compartilhe esta notícia!