Mais de 12 mil estudantes da região estão fazendo prova do Saresp

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Desde ontem, mais de 12,1 mil estudantes da rede estadual da região de Araçatuba realizam a prova do Saresp. As provas seguem nesta sexta-feira (10).

Em todo estado de São Paulo são mais de 1,2 milhão de alunos participando, somando todas as escolas estaduais de ensino regular, duas mil escolas das redes municipais, duzentas escolas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, além das redes Sesi e particulares que solicitaram aplicação da prova.

O público-alvo é composto por estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. Uma amostra do 2º e 3º anos do ensino fundamental também será avaliada.

O processo é conduzido pelo Departamento de Avaliações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com a Vunesp, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, responsável pela aplicação da prova.

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, desde 1996, monitora a situação da escolaridade básica na rede pública paulista e orienta os gestores para o desenvolvimento e aplicação de políticas para a melhoria do ensino.

Nesta quinta-feira (9), a prova trouxe questões sobre Língua Portuguesa e Matemática. Hoje, as provas são de Ciências da Natureza, redação e questionário socioemocional.

Estudantes e responsáveis da rede estadual responderão um questionário socioeconômico de forma online, através da Secretaria Escolar Digital. As demais redes aplicarão no formato impresso no dia de hoje.

O Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, ratifica que o Saresp não visa a avaliação dos alunos individualmente, mas de cada escola e etapa de ensino.

A duração da prova para os alunos do grupo amostral – 2º e 3º anos – é de 3h30, e para os demais, é de até 3h. Estudantes público-alvo da Educação Especial (com deficiências, TEA – Transtorno do Espectro Autista – ou altas habilidades e superdotação) terão até 1h a mais. A permanência mínima em sala é de 1h30, para todos os estudantes. A edição de 2020 não foi realizada em razão da pandemia.

Veja também

Araçatuba bate novo recorde de infecções em 24 horas pela Covid-19

Araçatuba bateu novo recorde de casos positivos de Covid-19 em apenas 24 horas. Foram constatadas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *