AUSÊNCIA - Somente no Pronto Socorro, são 34 funcionários ausentes por estarem em isolamento

Mais de 100 funcionários da saúde testaram positivo para a covid em Araçatuba

Diego Fernandes – Araçatuba

Além da alta demanda por atendimentos por causa do aumento dos casos de covid-19 e gripe, Araçatuba teve uma baixa de mais de uma centena de profissionais de saúde que prestam assistência no SUS.
Somente no pronto-socorro municipal são 34 pessoas que estão afastadas do trabalho porque testaram positivo para a doença, ficando impossibilitadas de trabalhar durante o isolamento.
Dentre os profissionais afastados estão 12 técnicos de enfermagem, quatro enfermeiros, um médico, além de profissionais do setor administrativo e de serviços gerais.
Outras 71 pessoas que prestam atendimento nas 19 unidades básicas de saúde do município também estão afastados por causa da covid-19. Neste caso, estão fora do trabalho no momento: 34 auxiliares de enfermagem, 12 enfermeiros, nove médicos e um dentista, além de auxiliares de farmácia e de serviços gerais.
No total, somando funcionários do pronto-socorro e das UBSs, são 105 pessoas a menos no trabalho atualmente por estarem contaminadas. As informações são da saúde do município.
Os profissionais de saúde estão vacinados com as três doses da vacina contra a covid-19 e nenhum deles precisou de internação.

Mudança
A partir de segunda-feira (17), os moradores de Araçatuba poderão procurar pelo exame RT-PCR de covid-19 nas unidades básicas de saúde.
A medida foi anunciada pelo município após o registro de aglomerações no pronto-socorro municipal e na UBS Covid, que fazem os atendimentos aos casos de síndromes gripais. Diversos relatos foram feitos à reportagem sobre a lotação e a demora no atendimento destes locais.
Portanto, além do pronto-socorro e do Hospital Municipal, que passou a fazer os testes na última sexta-feira (7), as UBSs também estarão aptas para o serviço na próxima semana.
Os exames serão realizados de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h em quase todas as unidades, com exceção daquelas que ficam nas áreas rurais, como Jacutinga, Prata e Água Limpa, que farão testes entre 7h e 13h.
Outra medida tomada apenas após a reclamação da população foi a implantação do sistema de consulta por telefone. O serviço também passa a funcionar na próxima segunda e contará com atendimento telefônico para casos de sintomas gripais leves, para que estas pessoas não precisem sair de casa para orientação.
O telefone disponível será o 0800 770 5816 e as teleconsultas ficarão disponíveis no horário das 8h às 18h de segunda à sexta-feira.

Crescimento
Após o Natal, cresceu o número de atendimentos de síndromes gripais no pronto-socorro e na UBS Covid. Pacientes relataram espera de até 6 horas pelo atendimento, sendo que alguns até deixavam o local sem nem sequer serem atendidos.
O pronto-socorro de Araçatuba chegou a registrar mais de 500 atendimentos em um só dia na última semana. A procura por testes de covid-19 também aumentou, o que obrigou o poder público a adquirir mais kits.
Segundo o município, estão sendo feitos cerca de 600 exames de covid-19 por dia.

 

 

Veja também

Andradina inicia vacinação de crianças

DA REDAÇÃO – Andradina A primeira criança a ser vacinada em Andradina foi a pequena …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *