22.8 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 17, 2022

INMET e Defesa Civil fazem alertas sobre baixa umidade na região de Araçatuba

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET, emitiu nesta quarta-feira (27) um alerta de baixa umidade do ar para a região noroeste paulista, incluindo as regiões de Araçatuba e Andradina.

De acordo com o instituto, a pior umidade relativa do ar foi registrada na tarde de ontem, no período das 12h às 18h, quando os dados ficaram entre 20% e 30% em várias regiões do país.

O alerta acabou pegando boa parte do estado de São Paulo, partes do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, além de todo o estado de Tocantins. 

Segundo o INMET, durante este período do ano, com umidade relativa do ar extremamente baixa na região, é recomendável que a população evite desgaste físico nas horas mais secas do dia, beber bastante líquido e evitar exposição ao sol entre 10h e 17h. 

Ainda segundo a Defesa Civil, um alerta de tempo seco foi emitido na tarde desta quarta (27), informando que por causa da estiagem, das altas temperaturas e da baixa umidade, Araçatuba está com risco alto de incêndio em vegetação.

Neste caso, a orientação é para que os motoristas não atirem bitucas de cigarro acesas na beira das rodovias, sob risco de causas grandes incêndios em pastagens. Também é recomendável que não se faça o mesmo em terrenos baldios dentro da cidade. 

Além de destruir a vegetação nativa e matar animais, os incêndios florestais podem queimar pastos e atingir casas, galpões, armazéns e instalações rurais, além de colocar em risco a vida de pessoas e de animais domésticos.

Quem provoca incêndio em mata ou floresta pode pegar prisão de 2 a 4 anos de prisão e, ainda, pagar multa pelo crime ambiental previsto na Lei 9.605 /98.

Em casos de incêndios próximos a residências ou em áreas de vegetação isolada, recomenda-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

 

 

Ultimas Noticias