15.4 C
Araçatuba
quarta-feira, maio 25, 2022

Inmet e Defesa Civil fazem alerta para risco de chuvas na região

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Órgãos como o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, e a Defesa Civil do estado de São Paulo, alertaram a população para a possibilidade de chuvas intensas nas regiões de Araçatuba, Andradina e Três Lagoas.

De acordo com o Inmet, em alerta emitido às 10h45 nesta terça-feira (14), as chuvas podem chegar entre 30 e 60 milímetros por hora com ventos intensos entre 60 e 100 km/h em extensa faixa do território nacional, que abrange além de todo o estado de São Paulo, também os estados de Rondônia Goiás e Mato Grosso, além de partes do Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Segundo o alerta feito pelo órgão, a possibilidade é maior até às 11h desta quarta-feira (14) em qualquer cidade destas regiões.

As dicas dadas pelo Inmet, em caso de fortes rajadas de vento, é para não se abrigar embaixo de árvores, já que há risco de queda e de descargas elétricas. Também é recomendável não estacionar o veículo próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.

O órgão ainda orienta que a população desligue aparelhos elétricos e o quadro de energia. Há risco de queda de energia nestes locais, dependendo da intensidade dos ventos e da chuva.

Além disso, a Defesa Civil de São Paulo emitiu dois alertas nesta semana para chuvas intensas em cidades da região de Araçatuba, como Guararapes e Bilac.

Em Guararapes, o alerta foi emitido no início da noite de segunda-feira (13) e falava em raios e ventos, atingindo cidades vizinhas. Já em Bilac, o alerta foi emitido no início da tarde desta terça-feira (14), com ventos e condições para raios, atingindo municípios vizinhos.

Em ambas, a Defesa Civil alertou moradores para não ficarem embaixo de árvores e para evitar permanecer em áreas de risco.

 

Previsão

Em Araçatuba, segundo o site Climatempo, a quarta-feira (15) conta com possibilidade de 90% de chuvas, que podem chegar a 30 milímetros, com ventos de 11 km/h. Já para a quinta-feira (16), a possibilidade segue a mesma, mas com chuvas de 20 milímetros, na sexta a possibilidade é de precipitação de 25 milímetros.

Segundo o Ciiagro, o Centro de Informações Agrometeorológicas, entre às 7h de segunda e às 7h de terça, choveu apenas 3 milímetros na estação de Araçatuba. A umidade do ar atingiu 100%.

Já durante esta terça-feira foram registradas pelo Ciiagro precipitações de até 7,4 milímetros entre 11h e 12h. Choveu 4,1 milímetros entre 12h e 13h e mais 1,5 milímetros entre 13h e 14h.

 

Ultimas Noticias