DOSES - Mais de 27 mil doses serão utilizadas em toda a região de Araçatuba

Idosos de 69 a 71 anos começam a ser vacinados hoje contra a covid-19 na região de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Começa hoje (25), em Araçatuba, a vacinação contra a covid-19 de idosos destinada à faixa etária da população entre 69 e 71 anos. A nova etapa da imunização só foi possível graças à nossa remessa com mais de 27 mil doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo.

As doses chegaram no final da tarde da última terça-feira e foram distribuídas para os mais de 40 municípios que fazem parte da DRS-2. Em Araçatuba, o município ficou com 6.960 doses, sendo que 4.570 serão utilizadas para a 1ª dose da vacinação de idosos entre 69 e 71 anos. As demais 2.390 doses serão utilizadas para 2ª dose da vacinação das pessoas entre 77 e 79 anos.

A nova etapa de vacinação vai até o próximo dia 31 de março e, assim como outros municípios da região já vinham fazendo desde a primeira fase de vacinação, Araçatuba também adotou a vacinação aos sábados para agilizar o processo de imunização da população.

Para esta campanha serão quatro pontos fixos para aplicação das vacinas e apenas um local para imunização no formato drive-thru. Os pontos fixos são o Araçatuba Shopping e o Shopping Praça Nova, além da EMEB Darcy Fontanelly e o NGA (Núcleo de Gestão Assistencial). A vacinação no sistema drive-thru segue no recinto Clibas de Almeida Prado.

Em todos estes locais, as vacinas serão aplicadas entre 13h e 19h nos dias 25, 26, 29, 30 e 31 de março, assim como nas outras etapas da campanha. Já no sábado, os pontos de vacinação aplicarão as doses das 8h às 17h.

A vacinação para os idosos moradores da zona rural seguirá sendo feita nas UBSs dos bairros Água Limpa, Taveira, Prata e Jacutinga, com horário entre 8h e 16h. É importante levar um documento com foto e a cópia do CPF no local de vacinação.

De acordo com dados divulgados pela saúde do município, Araçatuba imunizou até o momento 22.511 pessoas com a primeira dose da vacina entre idosos e trabalhadores da saúde. 8.631 pessoas já tomaram também a segunda dose, totalizando 31.142 doses de vacina aplicadas.

Em porcentagem, 11,31% da população araçatubense tomou a primeira dose, enquanto 4,33% já tomou a segunda.

Cadastro

A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL destacou nas edições de terça-feira (23) e quarta-feira (24) a movimentação do público entre 72 e 74 anos nos locais de vacinação de Araçatuba.

Enquanto na segunda-feira, pessoas esperaram quase 4 horas na fila no drive-thru para o recebimento de uma dose, na terça-feira o movimento caiu bastante, já que boa parte dos idosos desta faixa etária optaram por ir no primeiro dia.

Após isso, a prefeitura lançou um cadastro em sua página oficial na internet, para tentar organizar a vacinação para evitar longas esperas e aglomerações.

A reportagem recebeu algumas reclamações de idosos que não estavam conseguindo se cadastrar pela internet. Em contato com a assessoria da prefeitura, a informação obtida é que mesmo sem o cadastro, o idoso dentro da faixa etária correspondente poderá fazer a triagem e se vacinar apenas se dirigindo a um dos pontos de vacinação.

Birigui

Em Birigui, a cidade recebeu 3.930 doses da CoronaVac, que será utilizada para imunização de idosos entre 69 e 71 anos.

Serão dois drive-thrus disponíveis, um deles no Terminal Rodoviário, que vai funcionar entre 7h30 e 12h nesta quinta, sexta e sábado; e o outro na UBS 1 da Vila Bandeirantes, que será das 13h às 17h30 nesta quinta e sexta.

A vacina estará disponível a partir de segunda-feira, dia 29, em todas as 11 Unidades Básicas de Saúde do município.

O município de Birigui aplicou 11.507 doses de vacina. 9.222 pessoas tomaram a primeira dose e 2.285 tomaram a segunda dose, segundo dados do estado.

Guararapes

A vacinação em Guararapes para idosos entre 69 e 71 anos também vai começar nesta quinta-feira. O município recebeu 1.180 doses da CoronaVac.

Os pontos de imunização serão a UBS Dr. Norman Storto (Postão) e a UBS Dr. Akira Motsumatsu, hoje e amanhã, das 8h às 16h.

No sábado, dia 27, será feita também a segunda dose da vacinação para idosos entre 77 e 79 anos nos mesmos locais das 8h às 13h.

Em Guararapes, foram 3.885 doses da vacina. 3.033 pessoas tomaram a primeira dose e 852 tomaram também a segunda dose, segundo número divulgados pelo estado.

Penápolis

A cidade recebeu 2.340 doses da CoronaVac e vai iniciar a vacinação entre 69 e 71 anos nesta quinta-feira em drive-thru em frente ao Clube Penapolense, na avenida Luiz Osório, 22, das 8h às 16h. Também estará disponível a segunda dose da vacina para idosos acima de 77 anos.

Para idosos com mais de 72 anos, estarão disponíveis, além do drive-thru, as salas de vacina das Macros I (Eldorado), II (Postão) e III (Santa Terezinha), das 7h às 16h.

Penápolis aplicou 8.941 doses de vacina, sendo 6.644 em primeira dose e 2.297 já com a segunda dose, de acordo com informações da prefeitura.

 

PRIORITÁRIOS – Idosos acima de 69 anos são o alvo desta que é a 12a etapa da campanha na região

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Nova onda de frio chega hoje e pode provocar geadas na região

Compartilhe esta notícia!ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA Há quase um mês a região vivia a primeira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *