15.4 C
Araçatuba
quarta-feira, maio 25, 2022

Hospital define programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

A Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) vai realizar entre os dias 21 e 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. O evento é voltado para familiares dos usuários atendidos pela entidade e também para colaboradores. O objetivo é promover a conscientização, reflexão e sensibilização referente aos direitos das Pessoas com Deficiência (PCDs), incentivando as novas gerações para uma convivência harmoniosa e consciente de igualdade social.

Neste ano, o tema da semana é “Pessoa com Deficiência: Direitos, necessidades e realizações”, como explica a psicóloga do Hospital, Rafaela Bocchio. “O nosso objetivo é mostrar à sociedade que a Pessoa com Deficiência tem necessidades (como todos nós), direitos, pode e deve se sentir realizada, garantindo assim a igualdade para os nossos usuários”, comenta.

Ainda de acordo com a psicóloga, o papel da família na inclusão da PCD na sociedade é de fundamental importância. “A família é a porta para o processo de inclusão social, por isso essa semana de conscientização é importante não apenas para os colaboradores da associação, mas para os pais e familiares dos usuários também. Eles precisam ser os primeiros a quebrar a barreira do preconceito”, concluiu.

Segundo a direção da entidade, as atividades são uma maneira de reafirmar que os PCDs são cidadãos que merecem a atenção da população e do poder público. “Essas ações (da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência) são importantes para mostrarmos que eles têm sentimentos, como qualquer um de nós, e que gostam de momentos de diversão e alegria”, afirma a presidente da associação, Cida Nascimento Xavier. “É o que queremos proporcionar a eles”, conclui.

Cronograma

  • 21/08 – Passeio dos usuários da entidade, no Trenzinho do Gabi Lele, com saída às 14h
  • 22/08 – Karaokê, às 14h
  • 23/08 – Café da tarde de usuários com Dona Tereza (esposa de um dos fundadores da AAERP, José Américo do Nascimento), às 14h
  • 24/08 – Piquenique dos usuários, no SECA Clube, com saída às 14h
  • 25/08 – Visita dos usuários ao Águia da Polícia Militar, com saída às 14h
  • 28/08 – “Balada” dos usuários, na sala de TV da Ala Masculina, às 14:30h

Da REDAÇÃO – Araçatuba

Ultimas Noticias